Mostra Franciscana de São Paulo chega à 25ª edição
09/12/2014
Érika Augusto
São Paulo (SP) – Aconteceu neste domingo, ao final da missa das 10h30, a bênção e inauguração da 25ª Exposição Franciscana de Presépios, no Convento São Francisco, no centro de São Paulo.
A missa foi presidida pelo pároco, Frei Luís Henrique de Aquino, que falou sobre o significado do presépio para a tradição católica.
“No presépio o que vale é a bondade, a simplicidade. Aquilo que Deus é e aquilo que Ele nos oferece. O presépio nos ensina a nos sentirmos livres dos pesos da vida complicada que nós muitas vezes adquirimos. O presépio nos faz inocentes, nos sentirmos amigos e irmãos. Quem se aproxima do presépio sente arder dentro de si um fogo de amor bom e puro, e se sente iluminado, e se deixa iluminar por Deus, deixa iluminar sua vida, que é uma aventura misteriosa. Ele faz com que cada um de nós possa sentir o quanto Deus nos ama, e o quanto ele se aproxima de nós, ele vem ao nosso encontro.”
Ao final da celebração, houve a bênção do presépio da paróquia, e em seguida os presentes seguiram para a sala onde acontece a Exposição Franciscana de Presépios. Cada um foi convidado a pegar um pouco de incenso, e ao chegar na sala, depositar no incensário, como um modo de participar da celebração.
Após a bênção, dada pelo pároco, os presentes puderam visitar a exposição, que traz no total 64 conjuntos, sendo 26 presépios, 25 miniaturas de presépios, 6 representações da Fuga para o Egito e 7 representações da Sagrada Família.
Uma das mais jovens visitantes neste primeiro dia era Mila da Rocha, de 9 anos. Foi a primeira vez que ela esteve em uma exposição de presépios e gostou muito de dois conjuntos em especial. O de Jerusalém, feito de madrepérola e o conjunto vindo de Angola.
Para Maria Helena e Adolfo, o que surpreende é a criatividade das obras. Os dois moravam em Brasília, e vivem em São Paulo há 5 anos. No ano passado eles doaram um presépio para a exposição, e neste ano voltaram para prestigiar.
A 25ª Exposição Franciscana de Presépios ficará aberta ao público entre os dias 8 de dezembro e 4 de janeiro, das 9h às 17h de segunda a sexta, aos sábados das 9h às 15h e aos domingos das 9h ao meio dia. Não haverá expediente nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro. A entrada é franca.
O Convento São Francisco fica localizado no Largo São Francisco, 133, no centro de São Paulo, próximo à estação Sé do metrô.