Carisma - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O desejo de sempre recomeçar

                                                                                                              Imagem ilustrativa (fonte: Acervo Província de la Santa Fé)

Frei Almir Guimarães

Francisco, desde que foi tocado pelo alto, começou a trilhar caminhos novos. Foi sendo transformado em todo o seu ser.  E que ser!  Os relatos de  Celano e dos Três Companheiros permitem que sigamos, ou ao menos vislumbremos,  o radiante processo de  transformação operado numa das mais belas almas que a humanidade  já conheceu.

No começo lenta, depois mais rapidamente, e assim assistimos um “ataque” estranho,  misterioso em seu  íntimo. Um vazio e perturbações no mais profundo de seu ser. Todo seu ser se mostrava em busca, seu interior  inquieto.  Refaz a experiência do coração irrequieto de Agostinho.

Vai mergulhar na meditação. Por vezes mostra-se tenso na escuta de si mesmo a tal ponto que não consegue dar um passo, dizer uma palavra, ouvir um som. Sua sensibilidade volta-se para além de si mesmo, para o desconhecido.

De repente, nesse vazio acontecem “visitações” interiores do Senhor  que plenificam e o mergulham num encantamento diante do  vigor, da força daquele que lhe fala interiormente. Ele é como que projetado para fora de si mesmo sob o efeito da alegria, todo recolhido em si mesmo – até que seja, ou melhor, até que Deus vença-o inteiramente. Luta parecida com a de Jacó  com o anjo.

No mesmo instante, sua alma é tomada de angústia e seu corpo de dor.  A alegria lhe é tirada.

Com esta profundidade realiza Francisco  as exigências fundamentais  do Novo Testamento, ou seja, o convite à conversão ( = metanoia).  Pode-se dizer que nele realiza-se uma nova criação.  Segundo seus biógrafos, ele  é o homem novo, homem do século futuro. Não entendia o que estava se passando com ele. Esse sentimento ele tenta exprimir no final de sua vida nas primeiras linhas de seu Testamento.

“Deus, nosso  Senhor,  quis dar a sua graça a mim,  o irmão  Francisco,  para que eu começasse a fazer penitência; porque, quando eu estava em pecados,  parecia-me  muito amargo  dar com os olhos em leprosos;  mas o  Senhor mesmo um dia, me conduziu ao meio deles e com eles usei de misericórdia. E ao afastar-me deles, o que antes me parecera amargo, converteu-se para mim em doçura da alma e do corpo; e em seguida,  passado  um pouco de tempo,  saí do mundo”

Necessário se faz compreender o sentido exato dos termos e não ficarmos no que as palavras têm de aparente. O que significa efetivamente  “metamorfose do ser”? O que significa preferir o que é amargo ao que é doce, que do  amargo da renúncia  floresce plena e insuspeitada alegria;  que o amargo  torna-se verdadeiramente doce, sem perder seu amargor.  O sofrimento subsiste.  Estamos diante da mais profunda interpenetração do júbilo pela salvação no Senhor (que Francisco vive) e por outro lado, o amargo sofrimento.

A autenticidade do heroísmo de uma transformação interior não se comprova simplesmente pelo ardor de um momento, mas sim pela perseverança, na incansável retomada do começo.

É o que vemos realizado de maneira extraordinária em São  Francisco e,  diga-se, de um modo admirável.  Nos últimos meses de sua vida, depois de ter realizado tantas conquistas, gravemente enfermo, formulava ainda esse desejo:  “Irmãos, vamos começar a servir a Deus agora, porque até o momento pouco ou nada fizemos pelo Senhor”.  Celano continua dizendo  que ele era infatigável em seu perpétuo desejo de  renovação na busca da santidade. Esta sempre disposto a recomeçar(cf 1Celano 103)


Inspirado em “Francisco de Assis, o  santo incomparável”, de  Joseph Lortz

Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
udemy paid course free download
download karbonn firmware
Download Premium WordPress Themes Free
udemy free download

Conteúdo Relacionado