Carisma - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O cordão franciscano e o significado dos três nós

O cordão franciscano, composto por três nós, simboliza os votos de pobreza, obediência e castidade.

A pobreza é uma atitude interior de desprendimento de tudo o que aprisiona e impede o ser humano de viver em profunda comunhão com Deus. É um modo de ser que liberta a pessoa da cobiça, da ganância e da busca insaciável pelos bens terrenos, para viver as virtudes da gratuidade, da simplicidade, da partilha e da solidariedade. É uma atitude existencial de gratidão à bondade divina e de amor incondicional ao próximo.

A obediência é uma atitude humilde para escutar e fazer a vontade de Deus Pai. Isso exige renúncia, engajamento e disposição para servir, viver os valores cristãos e franciscanos, na total fidelidade ao Altíssimo. É uma atitude de minoridade e de adoração à divindade, como nos ensina a Sagrada Escritura: ‘Adorarás ao Senhor teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua inteligência e somente a Ele servirás’.

A castidade é uma atitude livre para ser e viver a pureza do corpo, da mente e do coração no amor a Deus e a todos os seres vivos. É um modo afável de relacionar-se com a criação de Deus, de saber ouvir a mensagem que cada ser enuncia, respeitando o valor de cada um no conjunto de todos os seres. É uma atitude de reverência e de afeição por todas as criaturas do universo, na total gratuidade e comunhão com o Criador”.


Frei Mário José Knapik, ofm

Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download micromax firmware
Download Premium WordPress Themes Free
udemy paid course free download

Conteúdo Relacionado