Carisma - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O cordão franciscano e o significado dos três nós

O cordão franciscano, composto por três nós, simboliza os votos de pobreza, obediência e castidade.

A pobreza é uma atitude interior de desprendimento de tudo o que aprisiona e impede o ser humano de viver em profunda comunhão com Deus. É um modo de ser que liberta a pessoa da cobiça, da ganância e da busca insaciável pelos bens terrenos, para viver as virtudes da gratuidade, da simplicidade, da partilha e da solidariedade. É uma atitude existencial de gratidão à bondade divina e de amor incondicional ao próximo.

A obediência é uma atitude humilde para escutar e fazer a vontade de Deus Pai. Isso exige renúncia, engajamento e disposição para servir, viver os valores cristãos e franciscanos, na total fidelidade ao Altíssimo. É uma atitude de minoridade e de adoração à divindade, como nos ensina a Sagrada Escritura: ‘Adorarás ao Senhor teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua inteligência e somente a Ele servirás’.

A castidade é uma atitude livre para ser e viver a pureza do corpo, da mente e do coração no amor a Deus e a todos os seres vivos. É um modo afável de relacionar-se com a criação de Deus, de saber ouvir a mensagem que cada ser enuncia, respeitando o valor de cada um no conjunto de todos os seres. É uma atitude de reverência e de afeição por todas as criaturas do universo, na total gratuidade e comunhão com o Criador”.


Frei Mário José Knapik, ofm

Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
udemy free download
download redmi firmware
Download Premium WordPress Themes Free
free online course

Conteúdo Relacionado