Carisma - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Irmãos na diversidade e na diferença

Frei Almir Guimarães

| A presente reflexão foi feita a partir da leitura e de considerações do livro: O Sol nasce em Assis de Éloi Leclerc, Vozes, p. 59-63.

Francisco de Assis não cabe em nossas categorias. Escapa a tudo. Não deixa se prender a nada. Não cabe na Ordem que dele nasceu. Pode-se dizer em suas pegadas vem a luz de um movimento fraternal. Esse borbulhar de fraternidade já estava no ar. Havia simpatia pela ideias de associação. Francisco foi capaz de captar o que estava acontecendo. Urgia o surgimento de relações sociais novas. O movimento da comuna prometia relações mais igualitárias, mais democráticas, mais fraternas. Ao menos, parecia ser isto o que o povo esperava. Houve uma decepção. Nas comunas livres da tutela feudal, do domínio dos grandes o reino do dinheiro e dos ricos comerciantes veio ocupar o esquema dos senhores locais.

“Não é de admirar que as pequenas fraternidades de irmãs como de irmãos, se tivessem multiplicado através da Itália e logo depois através de toda a Europa. Só se pode compreende o sucesso do ideal evangélico de Francisco e seu impacto sobre os jovens de seu tempo, por aquele espírito de fraternidade que o animava e lhe dava asas” (p.60). Francisco percebeu o novo que estava sendo gestado.

Um bom número de jovens que procuraram Francisco já viviam pobremente. Francisco não lhes ensinava a pobreza mas dava à pobreza deles um espírito messiânico: fazia dela um caminho para uma nova Terra prometida. “Seja essa a vossa parte que vos conduza à terra dos vivos”(Regra bulada 6,5).

No fundo, a pobreza é caminho para uma nova Terra prometida: “E onde quer que estiverem e se encontrarem os irmãos, mostrem-se afáveis entre si” (Regra bulada 6,7).

“A pobreza evangélica era vivida menos como um exercício ascético do que como um mistério de comunhão. Renunciando a possuir, renunciava-se a elevar-se acima dos outros para estar com, para viver em comunhão com todas as pessoas, a exemplo do altíssimo filho de Deus que se despojou de sua sabedoria para estar com os mais humildes e os mais desprovidos” (p. 61).

Os irmãos viviam a fraternidade entre eles e também com os de fora, particularmente os mais pobres e fracos. Aos irmãos era vedado exercer posição ou cargo de mando, menos ainda entre os irmãos. “Nunca devemos aspirar a sobrepor-nos aos outros, mas antes sejamos por amor de Deus servos e súditos de toda criatura humana” (Carta aos Fiéis, 47).

Vindo de horizontes diferentes, os irmãos aprendiam a viver juntos respeitando a diferença de cada um. Uma tal fraternidade não era semelhante a um agrupamento sob a chefia de uma central de comando. Seu ideal não era a uniformidade. Cada irmão era para Francisco uma pessoa única. Diz-se de Francisco que a árvore lhe ocultava a floresta. Certamente foi esse o mais belo elogio que dele se podia fazer. Não via as pessoas em geral, o coletivo humano, mas o indivíduo, a pessoa viva, com sua história singular, sua vocação própria.

Francisco dava a entender que tinha um infinito respeito pelo caráter único de cada irmão. Em sua maneira de ver a fraternidade era, antes de tudo, um encontro e uma comunhão de pessoas. O bom frade menor seria aquele que reunisse em si a fé de frei Bernardo, a simplicidade de frei Leão, a cortesia de Frei Ângelo, a distinção e o bom senso natural, etc (cf. Espelho da Perfeição,85). As verdadeiras fraternidades franciscanas são um tesouro de irmãos diferentes.

O dom mais precioso das famílias franciscanas à Igreja, segundo P. Lippert é este: o sentido e predileção pela pessoa viva, pelo indivíduo e pelo singular, enfim pela qualidade.

“Não se imagina hoje o que esse ideal e esta prática podiam ter de revolucionário naquela época. É preciso lembrar que a Igreja, naquele começo do século XIII, era no seu conjunto uma Igreja senhorial, com um poder temporal que se estendia às vezes a regiões inteiras. Bispados e mosteiros eram domínios senhoriais da Igreja. Neste contexto as inúmeras fraternidades franciscanas que nasciam em toda a Europa traziam um espírito verdadeiramente novo. Era uma nova presença da Igreja no mundo: uma comunhão fraterna em que os mais humildes encontravam dignidade” (p. 63).

Francisco foi além da cristandade. O que ele queria era reunir os homens todos numa fraternidade universal. No seu tempo o mundo estava dividido em duas partes: a Cristandade e o Islã. Entre os dois a guerra santa. Conhecemos o episódio com fortes cores fraternas que a história registrou. Assim Éloi Leclerc o descreve: “Francisco decide encontrar-se com o sultão do Egito. Um sonho desvairado. Arriscava sua vida. Mas é inacreditável: ele foi recebido contra toda expectativa, com muita cortesia por Al-Malik Al-Kamil, o chefe muçulmano. Os dois homens demonstraram reciprocamente respeito e estima. Poder-se-ia esperar mais? Já era muito. Muito e pouco ao mesmo tempo. Na verdade, as coisas continuaram na mesma. A guerra continuou com a mesma obstinação. O desígnio de paz do Pobre de Assis encontrava aqui um limite” (p. 63).

Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
udemy paid course free download
download xiomi firmware
Premium WordPress Themes Download
udemy course download free

Conteúdo Relacionado