Carisma - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Irmãs Clarissas – Elementos de Formação – I

 JESUS, O VIVENTE ( João  20,  1- 18)

 Éloi Leclerc,  franciscano francês de acidentada e dolorida biografia em campos de concentração durante a  Segunda Guerra Mundial,  foi um dos pensadores  e escritores  franceses  que mais se deixaram envolver pela   figura de Francisco de Assis.  No texto a seguir, ele não aborda “seu” Francisco de Assis.  Trata-se de uma meditação para este tempo pascal.  Transcrevo seu texto com pequenas adaptações.  É tirado da obra tem como título  “Vida em Plenitude. Explorando o Evangelho de João”, Ed. Franciscana.  Diante de meus olhos uma cópia do cap. 9.   Boa leitura!

Frei  Almir   Ribeiro  Guimarães, OFM 

Era o primeiro dia da semana após os trágicos acontecimentos da Sexta-feira Santa. Alta madrugada, estando ainda muito escuro, Maria  Madalena foi ao túmulo. Queria prestar uma última homenagem àquele que tanto representava para ela,  seu Mestre e Senhor.

Quando lá chegou, ficou estupefata e angustiada ao verificar que o túmulo  estava aberto. A pedra tinha sido  retirada.  Sem perder um instante correu a prevenir Simão Pedro e o outro discípulo, do qual Jesus era particular amigo.  Os dois acorreram de imediato. Vendo o túmulo aberto, entram nele,  descobrem as faixas no  chão,  e dobrado à parte, o sudário que lhe cobrira a cabeça.  João “viu e acreditou”, diz o evangelho.  Mas nem ele, nem Simão viram o Senhor. E regressaram à casa. Maria, essa continuou  ao pé do túmulo, banhada em pranto,  com o olhar  fixo na abertura escancarada.  O espanto inicial deu lugar à desolação.  Não pôde conter as lágrimas.

Jesus tinha sido para ela a luz da vida.  Tinha-a libertado, levando-a a descobrir a verdadeira vida e o verdadeiro amor.  E ela, com toda a sua alma apaixonada, seguira-o até o fim, até junto da cruz, sofrendo, por vê-lo sofrer no mais completo abandono.  Após  o repouso obrigatório do sábado, logo ao raiar da aurora  do domingo, acorreu pressurosa  ao túmulo,  a fim de usufruir um pouco da presença do Mestre ao pé de seus restos mortais. Mas o túmulo estava vazio.

Como se não tivessem contentado com fazerem-no sofrer e morrer e terem-no coberto de opróbrios diante de todo o povo, só faltava agora roubarem-lhe o corpo, fazendo-o desaparecer por completo.   Aos olhos de  Maria Madalena, o céu e  terra  passaram a estar privados da luz. Ela  vivia um desses momentos de desespero em que a pessoa não consegue libertar-se da ideia  de que o mundo  não tem sentido, perante o vazio onde se afundam todas as esperanças, certezas  e amores.

Não restava qualquer  vestígio sensível  do Mestre amado e adorado.  Nenhuma relíquia  daquele que dera sentido  à sua  existência, à sua ânsia de  viver.  A  vida para ela perdera  todo o sentido.

Entretanto,  ao inclinar-se para o interior  do túmulo,  viu dois seres de luz, dois anjos vestidos de branco, sentados no lugar  onde fora deposto o corpo de Jesus.  Perguntaram-lhe eles:  “Mulher,  por que choras?”   Ela explicou:  “Porque levaram o  meu Senhor, e  não sei onde o puseram”.  A presença  nesse lugar de dois seres de luz, parece não ter impressionado,  e muito  menos esclarecido:  é luz que não ilumina.  Por mais extraordinária que seja, essa presença  não lhe interessa.   Só pensa numa coisa: roubaram-lhe  o Senhor.   Nem lhe aflora uma ideia de ressurreição.  Uma vez que o  corpo de  Jesus não está lá, só põe a hipótese de alguém o ter tirado, de ter sido roubado.  Maria não veio ao sepulcro à procura de uma pessoa viva,  mas apenas dos restos  mortais de seu  Senhor e Mestre, do último  sinal de uma presença adorada. Estava tão longe de esperar encontrar vivo o Senhor, que, ao voltar-se  e ficar na presença  dele não o reconheceu!   No entanto,  é ele, nem mas nem  menos,  que está ali,  à frente dela, e lhe pergunta,  por sua vez: “Mulher, porque estás a chorar?  A quem procuras?”  Com os olhos inundados de lágrimas, até se  compreende que não o tenha reconhecido por seu aspecto.  Mas nem mesmo pela voz  o identificou,  tão obstinada com a ideia de  encontrar apenas um corpo inerte.  Imaginando que fosse o encarregado da propriedade, suplicou: “Se foste tu que o retiraste, diz-me onde o puseste e eu  vou buscá-lo!”

Jesus chamou-a, então pelo, nome:  “Maria!”  Essa palavra simples, pronunciada num tom afetuoso em que Jesus a terá dito,  surtiu um efeito mágico:  Maria como que despertou, liberta de um pesadelo. Abriram-se- lhe os olhos, ficou delirante.  Era ele, o Mestre e Senhor!  Rabuni,  exclamou.  E num arroubo um tanto estouvado, quer tocar-lhe, agarrá-lo, prendê-lo… Como se tivesse medo de perdê-lo de novo.  Não.  Não se trata de um sonho ou de uma ilusão. Ela  está tocando-lhe, embora ele resista:  “Deixa-me, eu  ainda não voltei para o meu Pai.  Vai ter com os meus irmãos e dá-lhes o recado que eu volto para o meu Pai e vosso  Pai, para o meu  Deus e vosso Deus”.  Palavras   espantosas, cheias de  mistério e também prenhes de sentido, encerando toda   a mensagem pascal que é mensagem de vida.

No seu enlevo impulsivo,  Maria imaginava ter  reencontrado  Jesus tal  como o tinha conhecido antes, o Mestre a quem acompanhara nas andanças da Galileia. E não perdia tempo a repô-lo no seu quadro  familiar:  estava já a vê-lo nesse rodopio de peregrinações, entrecortado de pausas para descanso e para conversas simples sobre o dom de Deus.  Era a mesma pessoa, sem dúvida, aquele que ela acabava de encontrar, e viva como antes.   Só que a nova vida tinha outra dimensão.   Essa pessoa  já não era o Rabi  a quem ela fora tão dedicada,  numa veneração sem  limites.  Agora não se deixava  encerrar  num universo  limitado e familiar.    Passou a ser o   Senhor dos vivos. Foi isso mesmo que  Jesus  tentou levá-la a compreender,  com brandura e delicadeza.  Pouco a pouco, docemente,  foi lhe abrindo os olhos, para ela não ficar cega, deslumbrada  com sua majestade.

As palavras que lhe dirige são um convite a que ela o procure  exatamente onde ele agora se  encontra, onde vive em plenitude, voltado para o Pai:  “Estou de volta para meu Pai e vosso Pai”.  Há que entender  estas palavras   como o ruído de uma torrente caudalosa a refluir para a nascente donde emanara.  Nesse movimento de retorno,  Jesus  não vai sozinho:  sobe para o Pai com todos os seus irmãos.  É a humanidade  inteira por ele  guindada pela luz.  É o velho desejo de atingir nele  a plenitude da vida.  “Quando  eu for levantado da terra,  hei de atrair todos a mim”,  tinha ele declarado  (Jo 12, 32) .  Maria Madalena pretendia reter  Jesus.  Ele,  por sua vez,  convida-a a ela,  juntamente com todos os seus “irmãos” a seguirem-no em seu movimento.  É um convite  à participação no júbilo pascal, na alegria da comunhão com o Pai: “Se  me tivésseis amor, até vos alegraríeis   com minha ida, sabendo que eu vou para o  Pai…”  (Jo 14,28).  Jesus quer que a sua alegria se comunique a nós,  pois foi abrir-nos o caminho  e levar-nos consigo  para o seio do Pai, no seu regresso vitorioso.

No princípio de seu  evangelho,  João apresentara os discípulos a fazerem a Jesus uma pergunta:  “Onde é que moras?”;  e  Jesus a responder-lhes:  “Vinde e ver!” Na parte final  do evangelho, mostra-lhes  onde na verdade ora:  no seu relacionamento com o Pai, na comunhão de amor com ele –  um comunhão de amor a que também nós nos associamos .

“É melhor para vós que eu vá”, dissera Jesus   aos discípulos na última conversa  havida   com eles antes de morrer.  E explicava: “Seu eu não for, o Espírito não virá para vós.  Mas seu for, em mesmo o enviarei”  (Jo 16,7).  “E quando  vier o Espírito da verdade,  vai mostrar-vos toda a verdade (16, 13)  “Vós vereis então que eu vivo  e vós igualmente haveis de viver.  Nessa altura sabereis que eu estou unido ao Pai  e vós a mim…”  (Jo 14, 19-20).

Quando  Jesus percorria  os caminhos da terra  instruindo  multidões  ou discutindo com escribas fariseus,  os discípulos que o acompanhavam  viam-no de perto,  de muito  perto.   Mas que viam  eles?  Um homem fora do comum,  sem dúvida,  que despertava o entusiasmo do povo  pelo poder dos milagres e pela autoridade do ensino. Na melhor das   hipóteses,  consideravam-no um enviado de Deus, o seu Messias.  Mas simplesmente  um homem com sua fisionomia própria, os seus traços característicos, o  seu timbre de voz, o brilho de seu olhar,  seus  gestos delicados,   sua maneira típica de ensinar…  Tantos pormenores  exclusivos e únicos  que o distinguiam de todos os mais.  Os discípulos ficaram cativados, e ficaram presos a  essa figura radiosa.  A proximidade sensível e carinhosa do Mestre, a sua autoridade calma e soberana  tinha-os impressionado e seduzido.   No entanto,  precisamente esta imagem humana  não os deixava descobrir  o que Jesus tinha mais  interesse e revelar-lhes: a vida profunda cujo  segredo ele possuía.  A circunstância de se viver muito perto de uma pessoa pode contribuir para não a conhecer bem. “Há  tanto  tempo que convivo  convosco  e não me conheces?”, dissera  Jesus  a Filipe.  Esse discípulo, como  os demais, pensavam que  o conheciam perfeitamente.  Mas a verdade é que só o conheciam por fora.  A familiaridade com o  Mestre,  reforçando os aspectos humanos da convivência,  fazia  com que o seu olhar não passasse  além das aparências sensíveis.

Por isso, o  Mestre os prevenira:  “É bom  para vós que eu me  vá…”  (Jo 16,7).  Era  necessário  que Jesus se afastasse dele,   que os privasse de sua presença sensível, carnal  a fim de   Espírito poder vir abrir-lhes  os olhos para  sua presença   espiritual. Era preciso que o ídolo, por ser tão sedutor e humano, desaparecesse, permitindo que se revelasse o ícone do Pai.  “Nessa altura sabereis que eu estou unido  ao Pai, e vós a mim, e eu a vós” (Jo  14,20);  “vereis que eu vivo   e vós também vivereis”  (Jo  14, 19).

Da mesma forma,  Maria Madalena ficara presa  a uma visão demasiadamente humana de  Jesus.   Mas os olhos iam-se-lhe abrindo  à luz pascal:  “Eu vi o Senhor”,  não tardará a dizer.  Viu e acreditou.  No  Jesus ressuscitado   podia contemplar essa vida eterna  voltada para o Pai,    a arrastar  no seu ímpeto de amor e de comunhão a humanidade inteira,  agora renovada.  “Vai dizer aos meus irmãos  que estou prestes a subir  para meu Pai  e vosso Pai,  meu  Deus e vosso  Deus”.  Era o cântico de uma nova criação.   Como  diz São Paulo:  “Ainda que nutro  tempo eu tenha tido acerca de Cristo um conceito demasiadamente humano,  agora  não penso assim. É que quem vive unido a Cristo  torna-se um pessoas nova.  As coisas antigas passaram:  tudo é novo”  (2Cor 5, 16-17).

Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
free online course
download micromax firmware
Download WordPress Themes Free
free download udemy course

Conteúdo Relacionado