Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Que venham aqueles que têm sede

01/11/2016

jesus_011116

Frei Almir Guimarães

Os discípulos de Jesus, às primeiras sextas-feiras de cada mês, têm o cuidado de contemplar a cena final da vida do Mestre. Tudo termina na colina do Gólgota. Algumas pessoas, os soldados encarregados de  executar o condenado, dois salteadores, um à direita e o outro, à esquerda. Duas palavras finais segundo a tradição: “Meu  Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” e “Pai, em tuas mãos eu entrego o meu espírito”. João, o evangelista, lembra que os corpos deveriam ser tirados do patíbulo. Para terem certeza de que estavam mortos, os soldados quebraram as pernas dos ladrões, talvez para acelerar a morte e ter certeza de que ocorrera.  “Quando, porém, chegaram a Jesus e viram que estava morto, não lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados  traspassou-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água” (Jo 19, 33-34).

A cena da transfixão insiste na simultaneidade da morte de Jesus  e do brotar da vida. Na cruz o que se contempla é, na verdade, um coração morto e ferido de morte. No mesmo instante em que é aniquilado, no entanto, deixa prorromper a fonte da vida, a Água e o Sangue, sinais da  Ressurreição. Como afirma Orígenes, o novo Adão adormecido na cruz, “não foi como os outros mortos”; mas, do mais profundo da morte, manifestou sinais de vida na água e no sangue e foi, por assim dizer, um morto novo”. Necessário se faz  compreender bem a radical novidade  do evento que se realiza acenando para o antigo sono.  Tal constitui um desses sinais gloriosos  que João gosta de inserir em todo o relato da Paixão.  Aquele cadáver suspenso no patíbulo maldito já era o corpo da ressuscitado”.

Precisamente nesse sinal do lado traspassado, a representação  do mistério vida-morte  atinge  a máxima intensidade:  “… logo saiu sangue e água”. Logo significa continuidade. Na mais estreita unidade temporal opera-se uma dupla ação histórica e simbólica: de um lado, a transfixão  que constitui o último rito de imolação do verdadeiro Cordeiro pascal e havia a proibição de quebrar qualquer um de seus ossos (Jo 19,36; Ex 12, 46).  De outro lado, a abertura da fonte de água viva que representa a primeira efusão do Espírito, profetizada pelo próprio Jesus: “No último dia, o mais importante da festa, Jesus falou de pé, em voz alta:  ‘Se alguém tiver sede  venha a mim  e  beba.  Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva. Referia-se ao Espírito que haveriam de receber aqueles que cressem nele.  De fato, ainda não tinha sido dado o Espírito, pois Jesus ainda não tinha sido glorificado” (Jo 7, 37-39).

Tal evento, paradigma de toda efusão vital do Espírito se dá no próprio coração da história do mundo, no momento em que o Filho, na sua humanidade histórica, passa deste mundo ao Pai. Morrendo na fraqueza da carne, Jesus derrama o Espírito.

 Texto de apoio

 Charles André Bernard

Il Cuore di Cristo e i suoi símboli

Edizioni AdP, Edizioni AdP,  Roma 2008, p. 41-42

Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
udemy paid course free download
download redmi firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
download udemy paid course for free

Conteúdo Relacionado