Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ele morre de braços abertos

26/02/2019

Frei Almir Guimarães

Sempre de novo, a cada primeira sexta-feira do mês, contemplamos o Cristo do coração dilacerado, do peito aberto, aquele que vive nos repetindo que nos existe maior amor do que dar a vida pelos seus. Temos necessidade e urgência de voltar nosso olhar e nosso interior para o Senhor Jesus nos mais duros e densos momentos de sua trajetória, quando morre no alto da cruz. O Amor que se doa exige uma resposta de entrega. Trata-se de um amor de peito dilacerado e de braços largamente abertos.

A morte do Senhor é uma crucificação do amor e por amor. Na cruz, Jesus abre seus braços. Durante toda a vida ele tocou pessoas, abraçou crianças, curou doenças com seu toque suave. Pode ser que, no abraço de todos os dias, tenhamos uma escondida intenção de prender alguém a nós. Na cruz não acontece isto: há um amor diferente. Amor de braços abertos. Amor que não quer aprisionar, amor de entrega para que o outro floresça. Os braços abertos parecem indicar que Jesus nada guarda para si. Não pode mais abraçar porque suas mãos estão presas e ensanguentadas, mas tem condições de abrir os braços num gesto chamativo, acolhedor, tocante. “Estou aqui. Venham. Nada de medo”.

O discípulo do Coração de Jesus é alguém que tem os braços abertos como que a convidar as pessoas a se aproximarem, a chegarem perto. O discípulo nada conserva para si, dá, doa. Quem tem os braços largamente abertos é aquele que está em disponibilidade para prestar serviço, para dar seu tempo, perdão, para injetar ânimo nas vidas desalentadas.

Braços abertos e coração dilacerado. Acolhida e dom. Coração, sede das mais belas e íntimas intenções. Os cristãos, na primeira sexta-feira do mês, ficam contemplativos. Retiram-se para um canto. Meditam. Experimentam doída contrição por suas faltas e pecados.

Belas as reflexões de Anselm Grün: “Para mim, a imagem mais marcante do amor de Cristo que se entrega por nós, é seu coração. O evangelista João conta que um dos soldados enfiou sua lança no flanco do corpo de Jesus e que da ferida jorrou, ao mesmo tempo, água e sangue. Sangue e água são para João, sinais do Espírito Santo que brotou do coração de Jesus e jorrou para todas as pessoas. Durante sua vida, o amor de Jesus chegou às pessoas a quem ele encontrou pelo caminho. Agora este amor é derramado sobre todo o mundo, sem fronteiras, e todos os que meditam e oram em Jesus, com seus corações abertos, também podem beber deste amor” ( Anselm Grün, Exercícios espirituais para o dia a dia, Vozes, p. 102-103).

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
online free course
download redmi firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy course

Conteúdo Relacionado