Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Incondicionais seguidores de Jesus

31/01/2019

Na primeira sexta-feira de cada mês, de modo particular, somos chamados a prestar atenção em algumas palavras exigentes de Jesus na linha de seu seguimento. Ele é nosso Mestre que morre no patíbulo. Queremos ser seus discípulos e até mesmo discípulos missionários. Aquele Jesus, cujo coração amou até o fim, tem o direito de nos querer como carinhosos e atentos discípulos. É esse amor do Senhor que se manifesta em seu lado aberto que funciona como apelo, chamamento ao seguimento e é como um ninho cavado no alto do rochedo.

>> “O caminho de formação do seguidor de Jesus lança suas raízes na dinâmica da pessoa e convite pessoal de Jesus Cristo, que chama os seus pelo seu nome e estes o seguem porque lhe conhecem a voz. O Senhor despertava as aspirações profundas de seus discípulos e os atraía a si, maravilhados. O seguimento é fruto de uma fascinação que responde ao desejo de realização humana, ao desejo de vida plena. O discípulo é alguém apaixonado por Cristo, a quem reconhece como mestre que o conduz e o acompanha” (Documento de Aparecida, n. 277).

>> Ao longo de nossa vida fomos e continuamos a formar nossa personalidade humana. A maioria de nós, por diversas circunstâncias, foi levado à pia batismal. Recebemos os sacramentos da Eucaristia e da Confirmação e passamos a “frequentar a religião”. Pode ser que, talvez, por falta de aprofundamento tenhamos permanecido apenas como “membros de uma religião”. Há a urgência de que, antes de tudo, sejamos seguidores do Ressuscitado. Esses tempos do Papa Francisco constituem um período de abandono da prática fria e querem nos ver animados e fervorosos. Nada de apatia.

>> Seguir Jesus quer dizer não perdê-lo de vista, não ficar separado dele, andar atrás dele, dizer que nosso verdadeiro nome é de cristãos, seguidores de Jesus, pessoas que fazemos questão de pensar como ele pensou, agir como ele agiu e, de alguma forma, reescrever sua vida em nossa vida. O imobilismo e a rotina matam o vigor de nossa Igreja. Os cristão abraçam a causa e o destino de Jesus.

>> Os seguidores de Jesus nunca se esquecem de preciosas palavras do Mestre: “O Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça”. Com esta afirmação, Jesus sugere que seus seguidores sejam pessoas simples, descomplicadas, que não se preocupem demais com a marca do carro, a grife de suas roupas e o cardápio de suas mesas. Os cristãos discípulos sabem que, na medida de seu desapego a coisas, posições, podem fazer espaço em si para a ação de Deus e assim se sentem mais discípulos. Nossa sociedade de consumo e do mercado desaprendeu a seguir o Cristo sem pedra para reclinar a cabeça.

>> Os discípulos que são chamados não podem ter apegos e protelar a resposta: deixem que os mortos enterrem os mortos e passem imediatamente a colaborar na construção do mundo novo que se chama Reino. Que não protelem. Não há tempo a perder. A salvação do mundo depende de pessoas que respondam generosamente aos apelos em vista do seguimento.

> Os discípulos missionários não podem olhar para trás. Uma vez que começaram a seguir o Mestre a única coisa é fidelidade, ir adiante, numa alegre e criativa fidelidade. Discípulos que inventam o novo. Jesus havia dito aos discípulos: “Aquele que põe a mão no arado e continua olhando para trás não é digno do reino de Deus”. Oportunas estas observações de José Antonio Pagola: “Olhando só para trás não é possível anunciar o reino de Deus. Quando se sufoca a criatividade ou se mata a imaginação evangélica, quando se controla toda novidade como perigosa e se promove uma religião estática, estamos impedindo o seguimento vivo de Jesus. É o momento de buscar, mais uma vez “vinho novo para odres novos”. Jesus o pedia” (O caminho aberto por Jesus, Lucas, Vozes, p. 166).

Frei Almir Guimarães

Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
free download udemy course
download micromax firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
free online course

Conteúdo Relacionado