Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O segredo revelado pelas chagas de Jesus

03/09/2015

Quando se busca as entranhas do Senhor

Para esta primeira sexta-feira de setembro  propomos leitura meditada desta admirável página de São Bernardo de Claraval (século XII)  sobre o mistério das chagas do Senhor.

Onde encontrar repouso tranquilo e firme segurança  para os fracos a não ser nas chagas do Salvador?  Ali permaneço tanto mais seguro, quanto mais poderoso é ele para salvar. O mundo agita,  o corpo dificulta, o demônio arma ciladas; não caio, porque estou fundado sobre a rocha firme.

cristoPequei e pequei muito; a consciência abala-se, mas não se perturba, pois me lembro das chagas do Senhor. Ele foi ferido por causa de minhas iniquidades. Que pecado tão mortal que a morte de Cristo não apague?   Se vier à mente  tão poderoso e eficaz remédio, não haverá mal que possa aterrorizar.  Por isso, muito errou  quem disse:  Tão grande é meu pecado que não merece perdão.  Mostra com isso não ser membro de Cristo nem lhe interessar o mérito de Cristo, por apoiar-se no próprio merecimento, declarar coisa sua o que pertence a outro, como acontece com um membro em relação  à cabeça.

Quanto a mim eu vou buscar o que me falta confiadamente  nas entranhas do Senhor, tão cheias de misericórdia, que não lhe faltem fendas por onde se derrame.  Cavaram suas mãos e seus pés, traspassaram seu lado; por estas fendas  é-me permitido sugar o mel da pedra, o óleo do rochedo duríssimo, quero dizer,  provar e ver quão suave é o  Senhor.

Ele alimentava pensamentos de paz e eu não sabia. Pois quem conheceu o pensamento do Senhor?  Ou quem foi seu conselheiro?  Mas o cravo que penetra tornou-se-me a  chave que abre a fim de ver a vontade do Senhor.  Que verei através das fendas? Clama o cravo, clama a chaga que Deus está em Cristo reconciliando o mundo consigo. A espada atravessou sua alma e tocou seu coração; é-lhe agora impossível deixar de compadecer-se de minhas misérias.

Abre-se o íntimo do coração pelas chagas do corpo, abre-se o magno sacramento da  piedade, abrem-se as entranhas  da misericórdia de nosso Deus  que induziram o Oriente, vindo do alto a visitar-nos.  Qual o íntimo que se revela pelas chagas? Como poderia brilhar de modo mais claro do que  em vossas chagas, que vós Senhor, sois suave e manso e de imensa misericórdia?  Maior compaixão não há do que entregar sua vida por réus de morte e condenados.

Em vista disso, meu mérito é a misericórdia do Senhor. Nunca me faltam méritos  quanto não lhe faltar a comiseração. Se forem numerosas as misericórdias do Senhor, eu muitos méritos terei.  Que acontecerá se me torno bem consciente de meus  muitos pecados?  Onde abundou o delito, superabundou a graça. E se as misericórdias de Deus são de sempre e para sempre, também eu cantarei eternamente  as misericórdias do Senhor. Acaso é minha a justiça.  Vossa, sim, e minha; porque vós vos fizeste para mim justiça de Deus.

Liturgia das Horas,  III, p  106-108

Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy course
download huawei firmware
Download Premium WordPress Themes Free
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=

Conteúdo Relacionado