Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O que eles dizem a respeito do Coração do Redentor?

30/08/2017

coracao_300817

Sempre de novo os discípulos de Jesus procuram penetrar a mente e o espírito nas insondáveis riquezas do Coração de Jesus, fonte de todas as graças. Místicos e pessoas de profunda intimidade com o Mestre muito escreveram e dissertaram sobre esse abismo de misericórdia.

• Em forma de oração temos este texto de Guilherme de Saint-Thierry (1985-1148):

“As inefáveis riquezas de tua glória, Senhor, estavam escondidas no céu do teu ser misterioso até o momento em que, tendo a lança do soldado aberto o lado do teu Filho nosso Senhor e Redentor, no alto da cruz, tivessem jorrado os sacramentos da nossa Redenção, a fim de que não colocássemos nesse lado apenas nosso dedo ou nossa mão como Tomé, mas através daquela porta aberta entrássemos até o fundo do teu coração, ó Jesus, segura sede da misericórdia, até a tua alma santa, repleta da plenitude de Deus, cheia de graça e de verdade, repleta da nossa salvação e da nossa consolação. Abre, nós te pedimos, a porta lateral de tua arca a fim de que entremos todos e todos os eleitos (…), abre-nos o lado de teu corpo, a fim de que entrem aqueles que desejam ver os segredos do Filho, e que recebam os rios misteriosos que dali brotam e o preço da sua redenção”.

• Um pensamento de São Bernardo ( 1090-1153):
“A lança atravessou a sua alma e tocou seu coração para que viesse compartilhar com minha natureza vulnerável. O segredo de seu coração fica patente nas chagas de seu corpo: aparece descoberto esse mistério de infinita bondade, esta misericórdia de nosso Deus que veio dos altos céus até nós”.

• Uma exortação de Santo Ambrósio (337-397):
Sacia tua sede em Cristo, porque ele é a rocha da qual brotam as águas.
Sacia tua sede em Cristo, porque ele é a fonte da vida.
Sacia tua sede em Cristo, porque ele é o rio que alegra a cidade de Deus.
Sacia tua sede em Cristo, porque ele é a tua paz.
Sacia tua sede em Cristo, porque rios de água viva brotam de seu seio.

• Palavras contemplativas de São Boaventura (1221-1274):
“Levanta-te, pois, tu que amas o Cristo, sê como a pomba que faz o seu ninho na borda do rochedo, e aí, como o pássaro que encontrou sua morada, não cesses de estar vigilante; aí esconde como a andorinha os filhos nascidos do casto amor; aí aproxima teus lábios para beber as águas das fontes do Salvador. Pois esta é a fonte que brota no meio do paraíso e, dividida em quatro rios, se derrama no coração dos fiéis para irrigar e fecundar a terra inteira”.

Frei Almir Guimarães

Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
online free course
download huawei firmware
Download WordPress Themes
udemy free download

Conteúdo Relacionado