Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O peito rasgado do Senhor é fonte de vida plena

02/10/2015

Se não houvesse a cruz, Cristo não seria crucificado, a vida  não teria sido pregada no lenho com cravos. Se a vida não tivesse sido cravada, não brotariam do lado as fontes da imortalidade, o sangue e a água que lavam o mundo. Não teria sido rasgado o documento do pecado, não teríamos sido declarados livres,  não teríamos provado da árvore da vida, não se teria aberto o paraíso.  Se não houvesse a cruz, a morte não teria sido vencida e não teria sido derrotado o inferno.

 Santo André de Creta  (séc.VIII)

Ele mesmo disse: “Não existe maior amor do que dar a vida pelos seus”.   O coração humilde e simples do discípulo do Ressuscitado se compraz em agradecer esse amor que foi até o fim.  Nunca seremos suficientemente gratos a esse que veio do seio da Trindade, que veio se instalar no seio de uma mulher transparente, agarrar-nos por dentro para sermos homens e mulheres de um mundo  novo, que veio nos falar da ternura e da misericórdia do Pai.  O ato extremo desse amor  foi colocado na cruz. Sem forças, depois de horas de tormentosa agonia, ele dá o seu espírito ou o  Espírito.

Cruz, instrumento abominável de castigo, dois pedaços de madeira entrecruzados, leito  dos condenados.  E lá estava ele, esse Jesus que é o ar que respiramos.  Lá estava ele se contorcendo de dores e vestido dos trajes da nudez e da solidão.  Expressão de um amor que vai até o fim, situação vivida com dor, mas sem revolta,  consequência coerente de uma vida de dom.  Um pedaço de gente,  pernas, braços, peito, corpo que é dado e sangue que é vertido. No sofrimento mais hediondo esse Jesus  rasga um documento que havia sido exarado contra nós.  “Como é glorioso, santo e sublime  ter nos céus um pai!  Como é santo, consolador, belo e admirável ter um esposo! Como é santo e dileto, aprazível, humilde, pacífico, doce, amável acima de tudo, desejável ter um tal irmão e filho que expôs a sua vida por suas ovelhas”(Francisco de Assis,  Carta aos Fiéis, 2ª. recensão).

“Se a vida não tivesse sido cravada, não brotariam do lado as fontes da imortalidade, o sangue e a água que lavam o mundo”, diz  André de Creta.  Sangue e água saindo da pedra do peito, do peito fissurado, do peito aberto pela lança do soldado,  sangue que daria força aos mártires, sangue que é símbolo de uma vida dada e doada, água que deseja matar um sede de plenitude que existe nos corações sinceros e contritos, água do batismo que faz matar em nós o homem velho,  água que irriga a secura de uma vida seca e árida que levamos, sangue e água que nos permitem olhar para além da porta estreita da morte e divisar um novo paraíso com a Fonte no meio.

Vale a pena ler e meditar estas palavras  de São Proclo, bispo de Constantinopla: “Ó Paixão, purificação do universo!  Ó morte, princípio da imortalidade e origem de vida! Ó descida à mansão dos mortos  que lança uma ponte a fim de que eles passem ao reino da vida! Ó meio-dia da morte de Cristo, recordação daquele dia do paraíso em que Eva comeu o fruto! Ó cravos  que fixam o mundo para Deus e traspassam a morte!  Ó espinhos, fruto da videira má! Ó fel que dás a doçura da fé!  Ó esponja que lavas o mundo de seu pecado!  Ó instrumento, que inscreves os fiéis no livro da vida!”

O peito rasgado de Cristo é fonte de vida plena!

Frei Almir Guimarães

Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
download udemy paid course for free
download intex firmware
Download Premium WordPress Themes Free
udemy paid course free download

Conteúdo Relacionado