Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O mistério da água na vida de Jesus

02/02/2018

agua_020218

Os cristãos gostam de refletir sobre a figura de Jesus em todo tempo e em todo lugar. Ressoam sempre aos nossos ouvidos a declaração do Altíssimo feita no momento em que Jesus era batizado no Jordão. Na verdade, faz pouco tempo que ouvimos: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus meu agrado”. Lendo as Escrituras, alimentando encontros pessoais com o Senhor, prestando atenção em seus gritos na voz rouca dos mais abandonados vamos tentando escutar o “Filho amado”. Na primeira sexta-feira de cada mês consagrada, ao Coração do Redentor, procuramos nos aproximar mais e mais daquele que nos amou até o fim.

Precisamente na Festa do Batismo do Senhor, o Lecionário Litúrgico Monástico inseriu uma admirável página sobre Jesus. Trata-se de uma parte de um tratado de Tertuliano (160-220). O tema: “Jamais vemos o Cristo sem a água”. Tertuliano faz inusitadas reflexões sobre o tema. Eis um trecho que nos leva até o peito aberto do Senhor do alto da cruz:

“Quanta graça tem a água junto de Deus e de seu Cristo na instituição do batismo! Jamais vemos o Cristo sem a água! Ele mesmo se deixa batizar na água. Chamado às núpcias, é com ela que inaugura manifestação de seu poder. Quando prega, convida os que têm sede a beber da sua água eterna. Quando fala da caridade, aprova entre as obras de amor o copo d’água oferecido ao próximo. Junto a um poço, restaura suas forças. Caminha sobre a água, atravessando-a livremente. Até em sua paixão prossegue o testemunho do batismo: pois a água está presente – sabem-no as mãos de Pilatos! – quando é condenado à cruz. E ao ser transpassado – bem o sabe a espada do soldado! – jorra a água de seu lado” (Lecionário Monástico I, p. 512-513).

Água… tantas imagens, tantas circunstâncias. Jesus convivendo com as águas. Os corações acendrados e místicos devotam amor ao Coração do Redentor. Fixam-se, de modo especial, nesta imagem joaneica do peito aberto jorrando água, água de vida, água que limpa o pecado, água que purifica as feridas, água que mata a sede, água irriga os corações com o amor do qual ela símbolo saindo do peito daquele que foi somente fonte de amor.

Frei Almir Guimarães

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy paid course
download lenevo firmware
Download WordPress Themes
online free course

Conteúdo Relacionado