Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“O Centro mais íntimo de Jesus”

05/11/2015

cor_jesus
Reflexões de Karl Rahner

São profundas, densas as reflexões de Rahner. Precisam ser lidas com vagar e com o coração.

A assustadora estranheza da situação na qual a Igreja deve anunciar, a uma humanidade desesperada, a louca mensagem da esperança universal, tem algo a ver com a devoção ao Coração de Jesus?

Em sua existência religiosa e apesar da unidade última de Deus para a qual tende, o homem se encontra diante de numerosas realidades religiosas que parecem submergi-lo. Se assim não fosse, o Concílio não teria falado de uma hierarquia de verdades que é proposta ao fiel, que cada um deve estabelecer por sua parte, em função da situação e sob a direção do Espírito. Quando o homem religioso quer reunir e estruturar a multiplicidade de dados e orientá-los para a unidade última do mistério de Deus, lança mão de arquétipos: são palavras que apontam para um infinito, palavras que, em sua singularidade, tudo anunciam, palavras que brotam do mais íntimo da existência pessoal, lá onde tudo é ainda um, palavras que evocam o centro e unidade última de toda a realidade. Talvez cada um tenha o seu.

“Coração” é certamente uma dessas palavras. Designa o centro mais íntimo onde toda multiplicidade ainda é una. Quando dizemos “Coração de Jesus”, evocamos aquilo que o Cristo tem de mais íntimo. Afirmamos que este centro está repleto do mistério de Deus. Dizemos que neste coração, em contraposição a todas as experiências de vazio, nada e morte – reina o amor infinito pelo qual o próprio Deus se entrega. Quando dizemos “Coração de Jesus”, é isso que cremos e confessamos com todas as forças de nosso próprio coração. Confessamo-lo no âmago de uma experiência antropológica de abandono e mesmo de desespero. Nesse momento temos razões para dirigir nosso olhar para aquele cujo coração foi traspassado”.

cor_jesus_centroPara não poucos cristãos, “Coração de Jesus” pode parecer como um duplicata de “Jesus Cristo”. E, no entanto, aquele que na aventura de sua experiência religiosa teve ocasião de experimentar a inaudita altura, profundidade, comprimento e largura da realidade da salvação, uma tal pessoa não pode deixar de repetir qual é o centro último desta prodigiosa multiplicidade de vida e morte, de perda e salvação, de risos e lágrimas, de luz e de trevas. Então tal fiel diz: “Coração de Jesus”. Volta-se para esse coração traspassado e amoroso, que nos ama nas trevas e nos becos sem saída, esse Coração é o próprio Coração de Deus e nos transmite sem nunca esgotar o mistério primordial de Deus.

Há apenas um lugar existencial onde o homem possa se abandonar inteiramente e sem condições ao que ele tem de mais pessoal, sua salvação sem ser aniquilado, sem cair no desespero da condenação: é Deus experimentado como misericórdia. Certamente, o homem não consegue distinguir e separar a misericórdia do Deus que perdoa e salva de sua incompreensibilidade e soberania absolutas e a reivindicação de sua salvação pessoal.

O homem haverá de se entregar a Deus, sem condições, sem reserva nessa disposição que tem por nome fé e esperança. Não será capaz de tanto a não que se entregue a Deus como ao amor ao qual ele pode e deve crer, ele pode e deve esperar. Porque sabe que lhe será feito o dom do amor. Para colocar esse ato de fé de maneira consciente e refletida só é possível diante de Jesus Cristo crucificado e ressuscitado, diante de seu coração traspassado.

Esse Coração entregou-se à angústia inexorável da morte e da derrelicção divina: entregou-se a julgamento de Deus sobre o mundo. Esse Coração – é a cada vez o prodígio novo e sempre imprevisível da graça – nos dá coragem, no esquecimento de nós mesmos, de acreditar no dom cada vez renovado de seu amor para cada um de nós. Falando mais exatamente é a coragem de esperar este amor num ato que não é simplesmente ato de fé, mas já começo do amor.

Contemplamos o Coração do Senhor, e a questão decisiva para a eternidade invade o fundo de nosso ser e de nosso coração e de nossa vida: “Tu me amas? mas-me de tal forma que este amor, em sua força invencível, cria para mim uma eternidade bem-aventurada, a minha?” Para esta questão toda resposta estará envolta num mistério, nada de resposta que alguém poderia dar a si mesmo. Ela mergulha no mistério que o Coração de Jesus tornou próximo de nós. Colocada devidamente como deve ser colocada, na fé, na esperança e na caridade, tal questão vai até o Coração de Jesus e lá não encontra uma mera resposta mas é superada e ultrapassada pelo mistério que é amor, mistério divino que torna vão todo questionamento.

Deus, mistério eterno, imensidade sem nome, bem-aventurado abismo que a tudo enche e nada exclui, pronunciaste a tua Palavra eterna na criação e em nossa existência, a fim de que teu mistério eterno se torne para nós indizível proximidade salvadora e centro do mundo. Contemplamos a Palavra que proferiste, olhamos aquele que é o coração do mundo, lançamos nosso olhar para o coração de teu Filho, traspassado por nós. Tudo o que há de incompreensível em nós e em nossa existência encontra abrigo nesse coração; toda nossa angústia existencial é por ele assumida, toda elevação e toda santidade voltam a ele como sua fonte. Nele se encontra sua verdadeira essência e se reconhece como amor. Tudo se unifica no mistério que é amor bem-aventurado.

A devoção ao Coração de Jesus não se aprende de fora. Cada um, que confiando na Igreja e no Espírito, tente aproximar-se do mistério nas horas claras e nos tempos de escuridão, fazendo esta oração: “Coração de Jesus, piedade de mim!”

Uma tal oração, quem sabe deverá ser repetida à maneira da “oração de Jesus’, do peregrino russo, ou como mantra da oração oriental. Dever-se-á fazer seguinte experiência: o que há de mais inverossímil, de mais impossível, e, ao mesmo tempo, mais evidente é que Deus, o incompreensível, nos ama de verdade e tal amor tornou-se irrevocável no Coração o de Jesus: ali esperamos esse amor para todos.

Revista Christus Número hors série, maio 2001, consagrado ao Coração de Jesus

Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
free download udemy course
download samsung firmware
Download WordPress Themes
download udemy paid course for free

Conteúdo Relacionado