Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O caminho ético do cuidado com o outro em tempos de pandemia

02/09/2020

                                                                                                                                       Imagem ilustrativa: (fonte: Canva)

Robson Ribeiro de Oliveira Castro

A pandemia da Covid-19, vivenciada pelo mundo inteiro, já fez milhares de vítimas. Trata-se de uma realidade nunca antes concebida. Nem os melhores roteiristas de Hollywood poderiam imaginar que, na vida real, passaríamos por uma ameaça invisível de um vírus com tamanho poder de propagação, que mata todos os dias.

É preciso união para encarar a realidade que estamos vivendo. Não podemos deixar de lado a gravidade dos acontecimentos e muito menos nos aprisionar no reflexo das sombras dentro da caverna (como no mito da Caverna de Platão). Precisamos seguir em frente, mas não é ético ocultar ou virar as costas à realidade. Pensar em ética é pensar em condutas e valores que, honestamente, possam nortear nossas ações e decisões. A situação da pandemia que vivemos é um momento de refletir sobre a nossa realidade, mas sem perder a esperança.

Segundo Paulo Freire, educador brasileiro, “é preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; (…) Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…”. Em síntese, esperançar é ter fé na vida.

Devemos ter cuidado com a vida, respeitar o próximo e, principalmente, as gerações. Uma conduta moral duvidosa, sem apreço à vida, nos leva a deixar de vivenciar os melhores momentos. Por isso, esperançar é ter iniciativa, é ir ao encontro, é socorrer os necessitados, os fragilizados, é buscar e fazer acontecer. Com cautela, mas de frente para a realidade, cientes das dificuldades que devemos encontrar.

Com isso, devemos fazer algo diferente, devemos ser responsáveis e íntegros em nossas escolhas. Não podemos menosprezar o número de mortos; são vidas humanas abreviadas pela Covid-19. São pessoas que sofreram as consequências diretas dessa difícil realidade. Não são somente números, são histórias, são famílias que se desfizeram. Essa realidade é, acima de tudo, um caminho de cuidado, de zelo ético pelos que mais sofrem.

Diante dos desafios, somos chamados a nos colocar no processo de reinvenção do cotidiano. Um mundo realmente novo só será possível sob a condição de sermos responsáveis por ajudar a construir essa mudança que esperamos. A realidade atual, vivenciada por nós, é um convite a olhar para o nosso caminho e gestar uma realidade nova, com novos projetos e outro jeito de viver: mais humano, mais ético e solidário. Que Jesus nos guie nesta caminhada!


Robson Ribeiro de Oliveira Castro  é leigo, casado, pai da Emília e do Francisco. Mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Atualmente leciona no Instituto Teológico Franciscano (ITF). E-mail: robsonrcastro@yahoo.com.br.

Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
lynda course free download
download huawei firmware
Download WordPress Themes
free online course

Conteúdo Relacionado