Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Misericórdia: encher o coração da miséria dos outros

31/08/2016

corjesus_310816A Igreja vive um grande tempo de reflexão sobre o tema misericórdia. O Papa Francisco convida-nos a sair, buscar, procurar, curar feridas. A Igreja é um hospital onde os soldados feridos nas batalhas são curados. Misericórdia é palavra mágica. Contemplar o Coração de Jesus é estar diante de divina misericórdia, da misericórdia feita carne, morte e ressurreição. Ele é o Bom Samaritano

Sirva-nos de texto de meditação esta página de Santo Agostinho, filho de Santa Mônica. Inspiramo-nos no texto publicado pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização (Paulinas/Paulus, p. 57-58).

“Desejo transmitir-vos, queridos fiéis, alguns pensamentos sobre o valor da misericórdia. Por muito que tenha experimentado que estejais disponíveis para toda boa obra, é todavia necessário que sobre este assunto vos faça um sermão bastante empenhado. Vamos a isso: o que é misericórdia? Não é outra coisa senão encher o coração, de um pouco da miséria dos outros. A palavra “misericórdia” deriva da dor que se sente pelo “miserável”. Há duas palavras contidas nesse conceito: miséria e coração. Quando o teu coração é atingido pela miséria dos outros, então isso é misericórdia. Prestai atenção, portanto, meus irmãos: todas as boas obras que fazemos na vida estão relacionadas com a misericórdia. Por exemplo: se tu deres pão a quem tem fome, da-lho com a participação do coração, não com chalaça, para evitar tratar um homem semelhante a vós como se fosse um cão. Portanto, quando fizeres um ato de misericórdia, comparta-te assim: se deres um pão, procura sentir-te participante da pena de quem tem fome; se deres de beber, participa da pena de quem tem sede; se deres roupa a alguém, partilha a pena de quem não tem o que vestir; se deres hospitalidade, partilha a pena de quem é peregrino; se visitares um enfermo, procura sentir pena por quem está doente; se fores um funeral, sente o luto; e se levares a paz aos litigantes, pensa no afã de quem tem uma contenda. Se amarmos a Deus e ao próximo, não podemos fazer nada sem sentir pena no coração”.

Jesus nos amor misericordiosamente, sentindo pena no coração!

Frei Almir Guimarães

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
online free course
download karbonn firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
lynda course free download

Conteúdo Relacionado