Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Mês de abril: Mística e coincidências

31/03/2017

cruz_abril_310317

Frei Luiz Iakovacz, missionário em Angola

O quarto mês do ano (abril) tem sua etimologia no verbo latino “aperire” que significa “abrir”. É a estação da primavera (Hemisfério Norte) que se “abre” para germinar a terra. É, também, a solenidade da maior festa cristã (Páscoa), celebrada na primeira lua cheia após o início da primavera. Outros atribuem sua origem à deusa etrusca “Aprus”, ou da grega “Afrodite”, a Venus do amor e da beleza.

O escritor Monteiro Lobato (1882 – 1948) diz que “é o melhor mês do ano porque não faz frio nem calor, não é mês das águas nem de seca – tudo na medida certa”. Talvez porque tenha nascido aos 18 de abril.

Gostaria de começar com o dia 23 e, com ele, também, terminar. Neste dia nasceu o imortal poeta e dramaturgo, o inglês William Shakespeare (1564), e morreu também nesta mesma data, 52 anos após (1616). Coincidência ou não, é autor do famoso romance “Romeu e Julieta”, cuja trama e frases são sempre lembradas:  “Só ri de uma cicatriz quem nunca foi ferido”. “A despedida é uma dor tão suave que, diria, é um `boa noite e, até, amanhã cedo´”.  “É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que com a ponta de uma espada”.

Neste mesmo mês nasceu o controvertido líder nazista, o alemão Adolf Hitler, aos 20/04/1889. Após 56 anos (1945), no dia 30, também de abril, foi encontrado morto com sua mulher Eva Braum, de 33 anos, casados numa breve cerimônia civil, na noite anterior.  Ambos tiveram convivência íntima por vários anos, às ocultas. O fato só se tornou público dois anos após (Enciclopédia Wikipédia).

Tudo isso será uma coincidência, uma mentira do dia primeiro ou uma verdade do dia 03 – ambos cognominados como “Dia da Mentira” e “Dia da Verdade”?! Quem sabe essas datas, tão próximas entre si, ajudem a entender os provérbios: “A mentira corre e cansa, a verdade anda e alcança”. “A mentira dura enquanto a verdade não chega”.

Dia 4 de abril é feriado em toda a Angola porque, em 2002, foi assinado o Tratado de Paz que pôs fim a uma cruenta e nefasta Guerra Civil de 27 anos, antecedida por mais 14, na luta pela Independência. Por isso, o povo, como que num delírio, clamava: “É paz que nós queremos! Paz pra viver bem, comer bem e trabalhar bem”. É um grito com sabor de vida.

Abril é também um mês de luta pela Saúde Mundial, contra o Fumo e Hipertensão (07) e contra o Câncer (08). Mês que valoriza a dignidade do trabalho pela Criação da Organização Internacional do Trabalho (11) e do Jovem Trabalhador (24).

Porém, por mais que a ciência avance e engrandeça a tecnologia que constrói verdadeiras “babéis” (Gn 11,1-9), não podemos esquecer Deus. Nos dias 14 e 15, o badalado Transatlântico Titanic, em sua viagem inaugural, colidiu com um iceberg, submergindo-o no mar e provocando a morte de 1523 passageiros.

Como se vê, neste mês, tem de tudo… tem, até, o Dia da Sogra (28) e do Beijo (13) que, neste ano, coincide com a Quinta-Feira Santa quando, no Getsêmani, o Mestre Jesus foi preso pelos soldados e o sinal para identificá-Lo foi o beijo (Mt 26,47-48).

E a Páscoa, no dia 16?! É a mesma data em que se comemora o Dia Mundial da Voz. É como se fizéssemos eco ao anúncio do anjo “por que procurais entre os mortos, Aquele que vive?! Não está aqui! Ressuscitou. Ide e anunciai aos irmãos” (Lc 24,5).

O Dia do Amigo (18) abraça os nativos índios (19), o herói Tiradentes (21) e manda um recado a Brasília que, na memória de sua fundação (21), seja como a cidade de Éfeso, que se converteu e voltou ao `primeiro amor´ (Apoc 2,4-5). Que Brasília seja mais transparente e servidora. Na música do dia 23, “não há quem não possa resistir ao chorinho brasileiro, mais ainda quando tem um cavaquinho, pandeiro e violão na marcação”.

O goleiro (26) e a empregada doméstica (27) são profissões sobre as quais todos palpitam e criticam. Hoje, escutemos o que eles dizem: “Ser goleiro é ser um guerreiro solitário”. “Naquele momento, me senti inútil, sem poder ajudar meu time. Me senti pra baixo e, até, chorei”. Que o digam os goleiros de Samoa Americana que, no dia 11 de abril de 2001, sofreram 31 gols pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2002. Foi a maior goleada da história, neste esporte.

As domésticas, também, podem somar-se e dizer: “Da pia ao fogão, vinte vezes seguidas, sem reclamação”. “Quem humilha seu inferior não mostra superioridade, mas falta de humanidade”. “Empregada que vai visitar parentes doentes na cidade vizinha, é o mesmo que o patrão quando faz uma viagem turística”.

Há outras datas comemorativas que poderiam se lembradas. Estas foram as que mais me chamaram atenção.

Dizia, no início, que iniciaria falando do dia 23 e, com ele, concluiria. Pois bem: eu também nasci no dia 23 de abril; batizei e crismei em 23; ordenei-me presbítero em 23; meu pai morreu em 23. Coincidências?! Número da sorte para loterias?! Não… nada disso! Fico com a mística que esse número representa na minha vida.

Neste mesmo dia, lembramos São Jorge, o santo guerreiro, e o franciscano Frei Junípero. Que o primeiro me ajude a lutar sempre, sem esmorecer, e o outro, a “sapiência agrária e simples” da vida.

Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
free download udemy course
download lenevo firmware
Download WordPress Themes
udemy paid course free download