Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A liberdade na origem dos carnavais e a liberdade divina

22/02/2017

carnaval_220217

Frei Luiz Iakovacz

O carnaval brasileiro, junto com as festas de fim de ano, é um dos feriados mais esperado e atinge todos os tipos de público. Há os que gostam dos blocos nas ruas, dos bailes nos salões, dos desfiles das escolas de samba. Os que não apreciam esta frenética agitação, aproveitam para descansar, viajar ou, até mesmo, para fazer um retiro espiritual.

A origem do carnaval é incerta, mas, se olharmos a história, veremos que diversões populares existiram desde a antiguidade. Os babilônios, gregos e romanos homenageavam seus deuses e a natureza com muita comida, bebida, liberdade e orgias.

Na festa das Saceias, por exemplo, um prisioneiro assumia, por alguns dias, a figura do rei, vestia-se e comia como ele, dormia com suas concubinas e, no final, era chicoteado e enforcado. Por ocasião do equinócio da primavera, os babilônios realizavam um rito no templo do deus Marduk. Por um tempo, o rei perdia todos os poderes e era surrado na frente da estátua de Marduk para lembrar-lhe que devia estar submisso à divindade; mas, logo depois, reassumia o trono.

As festas greco-romanas dedicadas ao deus do vinho (Baco) eram verdadeiras bacanais de embriaguez e de total entrega aos prazeres da carne.

Na Idade Média da Era Cristã, muitos países festejavam o famoso “Entrudo”. As pessoas iam às ruas e jogavam água, ovos, farinha, perfumes, umas nas outras.

Foi através do “Entrudo” que o carnaval entrou no Brasil. Nos dias que antecediam a Quaresma, os patrões liberavam os escravos para que saíssem com os rostos pintados e entrassem no jogo do “Entrudo”. Essa brincadeira, muitas vezes, ultrapassava os limites e se transformava em violência, tanto que acabou sendo proibida, por volta de 1840.

A partir daí, o carnaval foi tomando conta das ruas, os brasileiros entram na folia e – quando este termina – ficam na ansiosa expectativa do próximo.

Junto com o entretenimento, o carnaval é um negócio lucrativo que envolve turismo, prefeituras, empresários, empregos temporários e o bolso de muita gente.

Este simples e incompleto elenco de festas populares tem, como objetivo, escrever algo sobre a liberdade. Nos casos citados acima, vimos que um prisioneiro recebe alguns dias de liberdade com todas as regalias e termina morto. Para que um rei esteja sujeito aos deuses, lhe é tirado os direitos de mando, mas, logo depois, reassume o cargo. Os escravos recebem a liberdade e se divertem, mas retornam ao que eram antes. Todos tiveram um momento de liberdade.

A liberdade divina é vista sob outra ótica. Deus é tão Deus que respeita a liberdade de escolha. Coloca o homem diante do Bem e do Mal, da Vida e da Morte, e insiste para que escolha a Vida (Dt 30,19-20).
Se, porém, a opção for pelo Mal, Ele não o abandona e, amorosamente, o convida a mudar de vida. No Paraíso, Deus deixou esta ordem: “Podes comer de todas as frutas das árvores, menos a da ciência do Bem e do Mal porque no dia em dela comeres, estarás caminhando para a morte” (Gn 2,16-17). Apesar da escolha pelo Mal, Deus não abandona Adão (= tirado/feito da terra), mas dá-lhe a roupa de dignidade humana (Gn 3,21) e a terra para cultivá-la (Gn 3,23).

Caim matou Abel (Gn 4,8). Com isso, quem o encontrasse podia matá-lo (Gn 4,14); é justiça humana. Deus, porém, o marca com um sinal para que não seja morto (Gn 4,15).

Ao adúltero e assassino rei Davi, Deus, através do profeta Natã, faz reconhecer seu erro e ele se arrepende (2Sm 12,1-23).

A perfeição da liberdade em favor da vida foi concretizada na pessoa de Jesus Cristo. Ele mesmo assevera: “Ninguém me tira a vida. Eu mesmo a dou, livremente” (Jo 10,18), pois “Prova de amor maior não há do que dar a vida pelo irmão” (Jo 15,13).

Que bom termos um Deus assim! Procuremos ser, mesmo que seja um pequeno reflexo da Luz desse nosso Pai!

Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
udemy free download
download lenevo firmware
Premium WordPress Themes Download
udemy course download free