Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Ficamos fortes na fraqueza de Jesus”

04/02/2014

Mês a mês, sempre na primeira sexta-feira, costumamos fixar o nosso olhar na bondade ilimitada de Cristo Jesus que nos amou até o fim. Dirigimos nosso olhar contrito para a ferida aberta pelo soldado no lado do  Senhor morto. Toda a cena do Calvário é marcada pela fraqueza, por indescritível fragilidade. Um Deus forte e todo onipotente, em Jesus, torna-se fragilidade. A salvação que  Jesus nos traz se opera na inanição e na impotência. No momento em que os judeus, dentro dos muros da cidade de Jerusalém, viviam a feliz e exultante alegria da festa da Páscoa, poucos se interessavam por esse mestre ambulante que estava sendo eliminado pelo suplício da cruz fora dos muros. No final de tudo, o coração, desse considerado como réprobo, ainda é fissurado por uma lança. Esse coração é que contemplamos nesse nosso carinho pela primeira sexta-feira de cada mês.

CrucificadoAdmiráveis as palavras de Santo Agostinho a respeito da força e da fraqueza de Cristo Jesus. No texto que transcrevemos  comenta o cansaço de Jesus relatado no episódio do encontro com a samaritana. As palavras do gênio de Hipona podem ser aplicadas ao cansaço/debilidade experimentados pelo Senhor no alto da cruz e na exposição ao mundo da fenda de seu peito aberta pela lança do soldado.

“Queres saber como é forte o  Filho de Deus?  “Tudo o que foi criado  foi criado por meio dele”  (Jo 1,3),  e tudo se esforço.  O que pode ser  mais forte do que ele que tudo criou sem esforço?

Queres conhecer a sua fraqueza? “O Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14).  A força de Cristo te criou e a fragilidade de Cristo te recriou.  A força de Cristo  fez com que existisse o que não existia, a fraqueza de Cristo fez com que não se perdesse o que já existia. Fomos criados na força e  fomos procurados em sua fraqueza. Com sua fraqueza nutre os fracos como a galinha alimenta os seus pintainhos. Ele mesmo se comparou a uma galinha: “Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos,  Jerusalém, como a galinha reúne os seus pintinhos  sob as suas asas e tu não quiseste” (Mt 23, 37).   Cansado pelo caminhar  que quer dizer senão estar cansado na carne? Jesus é fraco na carne.  Tu porém não és… Sede fortes na fraqueza  “porque a fraqueza de Deus é mais forte que os homens” (1Cor 1,25)”  (Comentário ao Evangelho de João  15,6-7).

Olhamos com gratidão e ternura para esse Jesus  que desce das alturas e se torna tão pequeno, revestindo-se de tanta fragilidade. Pobre que nasce num canto pobre,  frágil que nasce como uma indefesa criança, que precisa de leite e de cuidados, que não tem uma pedra onde reclinar a cabeça  nem uma toca para dormir, pobre  que não encontra advogados que o defendam as fúria dos fariseus,  frágil, todo ferido no alto da cruz,  pobre com todas as chagas do corpo e ainda com o peito dilacerado pela lança do soldado. Compreendemos perfeitamente o encanto de São Francisco com presépio  do Menino das Palhas e sua dor com a paixão do  Senhor. Ele saía pelas ruas chorando e dizendo:  “O Amor não é amado…”.

Os verdadeiros devotos do Coração de Jesus são aqueles que compreendem até que ponto Deus se tornou louco de amor e fazem de sua vida uma propaganda viva do amor de Deus por nós.

Frei Almir Ribeiro Guimarães

Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
free download udemy paid course
download samsung firmware
Download Nulled WordPress Themes
online free course

Conteúdo Relacionado