Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Escutar o próximo: um desafio frente ao individualismo

27/01/2022

                                                        Imagem ilustrativa: Canva (www.canva.com/pt_br/modelos)

Robson Ribeiro de Oliveira Castro Chaves

O Papa Francisco, por conta do 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, nos coloca a reflexão através do texto “Escutar com o ouvido do coração”, onde analisa a dimensão na escuta em tempos de redes sociais e a sua importância no processo sinodal da Igreja.

Em tempos em que o ser humano é descartável, vivemos relações que só visam o lucro. Francisco, na Laudato Si’ apresenta a preocupação com o modo de como a humanidade vive hoje sob o poder tecnológico; e o ser humano se tornou um mero objeto a ser possuído, dominado e consumido pelo poder (LS, 106).

Hoje, com o avanço dos meios de comunicação, estamos sendo bombardeados de todos os lados com notícias, comentários, podcasts e diversos tipos de comunicação. Entretanto, é preciso parar e escutar com atenção, com o ouvido do coração, o outro e sua dor, suas fraquezas e mazelas.

Em sua carta, Francisco afirma que “entre os cinco sentidos, parece que Deus privilegie precisamente o ouvido, talvez por ser menos invasivo, mais discreto do que a visão, deixando consequentemente mais livre o ser humano. A escuta corresponde ao estilo humilde de Deus. Ela permite a Deus revelar-Se como Aquele que, falando, cria o homem à sua imagem e, ouvindo-o, reconhece-o como seu interlocutor. Deus ama o homem: por isso lhe dirige a Palavra, por isso «inclina o ouvido» para o escutar.”

Francisco é enfático ao afirmar que: “Assim temos, por um lado, Deus que sempre Se revela comunicando-Se livremente, e, por outro, o homem, a quem é pedido para sintonizar-se, colocar-se à escuta. O Senhor chama explicitamente o homem a uma aliança de amor, para que possa tornar-se plenamente aquilo que é: imagem e semelhança de Deus na sua capacidade de ouvir, acolher, dar espaço ao outro. No fundo, a escuta é uma dimensão do amor”.

Por isso é necessário, cada vez mais, escutar o outro, suas necessidades, seus desejos e acima de tudo, respeitar. Francisco corrobora com seu pensamento ao manifestar que “a escuta é o primeiro e indispensável ingrediente do diálogo e da boa comunicação”. Por isso Deus se propõe a escutar a todos, coloca-se em nossa condição para compreender cada fase e contexto de nossa vida.

Infelizmente, o ser humano não se coloca a escutar, somente deseja falar sem dar atenção àquilo que mais necessita. O ser humano se tornou mais uma mercadoria a ser utilizada e descartada. Com a atual cultura do descartável, como nos apresenta o Papa Francisco, há uma tendência a tornar a vida humana como “parte do negócio”, algo que se pode barganhar.

Desta maneira, o Papa nos apresenta a necessidade de escutar a sociedade e afirma que é a condição mais necessária, principalmente em tempos tão difíceis e obscuros. “É preciso inclinar o ouvido e escutar em profundidade, sobretudo o mal-estar social agravado pelo abrandamento ou cessação de muitas atividades econômicas”.

Assim, com a confiança de sermos autênticos servidores e colaboradores do Reino devemos abrir nossos ouvidos dentro da Igreja. Francisco recorda que estamos em processo sinodal: “Recentemente deu-se início a um processo sinodal. Rezemos para que seja uma grande ocasião de escuta recíproca. Com efeito, a comunhão não é o resultado de estratégias e programas, mas edifica-se na escuta mútua entre irmãos e irmãs. Como num coro, a unidade requer, não a uniformidade, a monotonia, mas a pluralidade e variedade das vozes, a polifonia”.

O Papa conclui a mensagem analisando a dimensão da escuta dentro da Igreja. “Quem não sabe escutar o irmão, bem depressa deixará de ser capaz de escutar o próprio Deus.” Nesta proposta é preciso descobrir uma “Igreja sinfônica, na qual cada um é capaz de cantar com a própria voz, acolhendo como dom as dos outros, para manifestar a harmonia do conjunto que o Espírito Santo compõe”.

Por isso, é necessário mudar! É preciso olhar para a forma como tratamos e escutamos a cada um. Devemos traçar um caminho ético pautado no zelo e no cuidado com o próximo, pautado no bem comum e preocupação com os mais frágeis da sociedade. Jesus, com seu exemplo, nos mostra a realidade e como escutar de forma ética, além de nos propor refletir nossas ações diante dos que necessitam.


Robson Ribeiro de Oliveira Castro Chaves é mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em BH, professor de teologia no Instituto Teológico Franciscano (ITF), em Petrópolis (RJ) e membro do Conselho Regional de Formação (CRF) – LESTE II do CNLB.

Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
download udemy paid course for free
download redmi firmware
Download WordPress Themes Free
free download udemy course

Conteúdo Relacionado