Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Janeiro Branco: a vida pede equilíbrio

10/01/2023

Imagem: Governo do Rio de Janeiro (https://www.saude.rj.gov.br/viver-melhor)

Robson Ribeiro de Oliveira Castro Chaves

Em 2023, o tema do Movimento Janeiro Branco não poderia ser outro: A vida pede equilíbrio! O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. O primeiro mês do ano é de fato o que inspira essa campanha, pois ele nos dá a condição de refletir acerca de nossas vidas, nossas relações, dos sentidos que cada uma delas possuem, do passado que vivemos e dos objetivos que desejamos alcançar no ano que se inicia.

Devemos ter cuidado com a vida, respeitar o próximo. Em tempos de um contexto em que o ser humano é descartável vivemos relações que só visam lucro. O Papa Francisco nos convoca a refletir sobre a condição do ser humano e sua essencial característica: a relação com o outro, desta forma, na Encíclica Laudato si’ sobre o cuidado com a casa comum, ou seja, o cuidado com o planeta e todos os seres que vivos, ele nos apresenta a preocupação com o modo como a humanidade vive hoje sob o poder tecnológico e que o ser humano se tornou um mero objeto a ser possuído, dominado e consumido pelo poder (cf. LS, 106).

Assim, com a necessária relação entre os seres, vivemos em uma sociedade imersa no egoísmo, na ganância e no narcisismo. Para tanto é urgente confirmar a convocação a uma ética do cuidado e do zelo pelo próximo, pois, ao se falar de vidas humanas, todos os esforços devem ser colocados em prática para salvar. Essa concepção de cuidado, é essencial na construção de uma sociedade mais autêntica e comprometida. Destarte é essencial que saibamos discernir a construção de uma identidade para a reflexão de uma responsabilidade associada à capacidade de cada um em assumir as consequências de suas opções e também de refletir sobre o cuidado e o zelo pelo outro.

É preciso nos apoiar na realidade, encarar o que estamos vivendo. Não podemos deixar  o egoísmo e o individualismo tomar conta de nossas relações. Como diria Paulo Freire, educador brasileiro, é preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; ou seja: se levantar, ir atrás, construir, não desistir!  Em síntese, esperançar é ter fé na vida.

Com isso, devemos fazer algo diferente, devemos ser responsáveis e íntegros em nossas escolhas. Diante dos desafios, somos chamados a nos colocar no processo de reinvenção do cotidiano. Um mundo realmente novo só será possível sob a condição de sermos responsáveis por ajudar a construir a mudança que esperamos e de ousar em construir este mundo de transformação e esperança. A realidade atual vivenciada por nós é um convite a olhar para o nosso caminho e recriar esperança e gestar uma realidade nova, novos projetos e outro jeito de viver: mais humano, mais ético e solidário.

Sendo assim, somos convocados a pensar sobre a nossa vocação à solidariedade que nos dá condições de refletir sobre a realidade humana, seu contexto e, principalmente, os desafios da convivência. Assim é preciso manter a chama da esperança viva, essa esperança de uma consciência humana em algo que é maior: o bem de todos e todas. É preciso, urgentemente, se fazer ouvir e articular o maior crescimento da consciência humana sobre o que é ser humano e como vivenciar, de forma saudável, nossas relações. Que neste janeiro possamos avaliar nossas condutas e nossas relações para conviver em uma humanidade mais saudável e que respeite à condição psicológica de todos!


Robson Ribeiro de Oliveira Castro Chaves é mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em BH, professor de teologia no Instituto Teológico Franciscano (ITF), em Petrópolis (RJ) e membro do Conselho Regional de Formação (CRF) – LESTE II do CNLB.

 

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
download udemy paid course for free
download xiomi firmware
Download WordPress Themes Free
udemy paid course free download

Conteúdo Relacionado