Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Mundanismo, funcionalismo e pragmatismo presentes na Igreja

15/06/2022

                                                                                                                                   Imagem: Vatican Media

Robson Ribeiro de Oliveira Castro Chaves

Na missa do Crisma de 2022, na Quinta-feira Santa, 14 de abril de 2022, foi possível observar, mais uma vez, a forte crítica que o Papa Francisco faz a todos e todas sobre o mundanismo. Ele não mede as palavras ao falar da nossa falta de fé e critica aqueles que substituem o Cristo por ídolos mundanos.

Com isso, Francisco apresenta três riscos da atualidade: a mundanidade, o pragmatismo e o funcionalismo. A mundanidade se tornou algo cultuado hoje, a cultura do efêmero e da aparência, ou seja, hoje só nos importamos com algo que é cosmético, aquilo que é relativo à beleza humana e não há mais um desejo de se falar do caráter ético do ser humano e sua conduta.

Nesta perspectiva do mundanismo, Papa Francisco assevera ao afirmar que um sacerdote mundano “não passa de um pagão clericalizado”. Entretanto, também recorro aqui à realidade de sermos membros de uma comunidade que só se preocupa com as aparências, longe de se propor uma entrega em prol dos mais fragilizados e feridos da sociedade.

Uma segunda questão apresentada por Francisco é o pragmatismo. No contexto, Francisco apresenta o pragmatismo dos números. Desta forma, as pessoas são reduzidas a números, como foi visível em nossa realidade brasileira com a pandemia da Covid-19. Nesse período da pandemia, infelizmente, as vidas se tornaram mercadorias; o ser humano se tornou descartável diante do capitalismo que consome tudo e todos. A vida foi reduzida a nada, principalmente em uma visão consumista e antiética que só visa o lucro e descuida dos direitos humanos.

Nesse contexto, devemos nos atentar para o que de fato importa: seguir os passos de Cristo. Jesus fez seu caminho; colocou-se no lugar do outro e, acima de tudo, ouvia aqueles que o procuravam. Ele sobe para Jerusalém e, segundo os Evangelhos, desconserta a todos, desinstala as lideranças que se julgavam intocáveis e convoca aqueles que desejava ter por perto para continuar o seu projeto de vida e esperança (cf. Jo 10,10). Por isso, somos convidados a colocar nossos passos nos passos de Jesus.

Um dos grandes desafios dos nossos dias é o funcionalismo que deixa de lado o aspecto salvífico do Pai. Para Francisco, “o nosso Pai é o Criador: não alguém que faz apenas ‘funcionar’ as coisas, mas Alguém que ‘cria’ como Pai, com ternura, ocupando-Se das suas criaturas e agindo para que o homem seja mais livre. O funcionalista não sabe alegrar-se com as graças que o Espírito derrama sobre o seu povo e das quais poderia também ‘alimentar-se’ como trabalhador que recebe a sua recompensa; mas o sacerdote com mentalidade funcionalista tem o seu alimento que é o próprio ‘eu’. No funcionalismo, deixamos de lado a adoração do Pai nas pequenas e grandes coisas da nossa vida e comprazemo-nos na eficácia dos nossos programas, como fez David, quando, tentado por Satanás, obstinou-se em realizar o recenseamento (cf. 1 Cro 21, 1). Estes são os enamorados do plano de rota, do plano do caminho, não do caminho”.

Somos desafiados a abraçar a mesma causa do Reino abraçada por Jesus; nossa vocação é construir pontes e ser presença reconciliadora em situações complexas, colocando-nos ao serviço para criar, alimentar e sustentar os laços humanos. É urgente propagar o amor que Jesus anunciou, um amor sem medida e cheio de misericórdia.

Francisco conclui afirmado que “Jesus é o único caminho para não nos enganarmos no conhecimento do que sentimos e para onde nos leva o nosso coração; é o único caminho para um bom discernimento, confrontando-nos dia a dia com Jesus como se Ele estivesse também hoje sentado na nossa igreja paroquial e nos dissesse que hoje se cumpriu tudo o que acabamos de ouvir”.

Para tanto, Jesus deve ser nosso exemplo a ser seguido pela sua ética e pelo seu comportamento. Jesus assumiu sua conduta em uma sociedade contrária a tudo que ele pregava. Assim, viver essa realidade é se reencontrar com o essencial: a vida no Espírito que é Deus! Como o próprio Papa acrescenta que: “Não há recompensa maior do que a amizade com Jesus. Não há paz maior do que o seu perdão. Não há preço mais elevado do que o seu precioso Sangue: não permitamos que seja aviltado com uma conduta indigna”.

Para tanto, é necessário observar que Jesus veio transformar o mundo, a começar com a sociedade de sua época, desejava fazê-la refletir e mudar seu posicionamento frente ao legalismo exacerbado. Assim, tratar o próximo com respeito é fazer valer o amor criador de Deus e sua proposta de vivência para o ser humano.

Deste modo, frente aos problemas apresentados por Francisco, devemos nos colocar como ouvintes da palavra, atentos às realidades, comprometidos com os menos favorecidos e sua condição em nossa sociedade! Assim, somente nos despojando de nossas vestes e da nossa prepotência é que conseguiremos seguir adiante e não ter receio de anunciar o Reino de Deus.


Robson Ribeiro de Oliveira Castro Chaves é mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em BH, professor de teologia no Instituto Teológico Franciscano (ITF), em Petrópolis (RJ) e membro do Conselho Regional de Formação (CRF) – LESTE II do CNLB.

Download Nulled WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
udemy course download free
download micromax firmware
Premium WordPress Themes Download
lynda course free download

Conteúdo Relacionado