Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Com Jesus, em preparação para a Semana Santa

11/04/2022

                                                                                  Imagem: Catholic Pictures (https://www.cathopic.com)

Robson Ribeiro de Oliveira Castro Chaves

Ao longo da Semana Santa, Jesus nos mostrará o que acontecerá com ele, assim como  a traição que sofrerá. O caminho de Jesus é permeado de provações e desconfortos. Depois de subir a Jerusalém e ser aclamado com mantos e palmas, agora ele passa por algumas situações. Sua permanência na cidade incomoda, pois ele faz duras críticas a todos que ali estão, acomodados, sedentos por poderes e status social.

De fato, hoje, com a atual situação que vivemos, devemos observar atentamente o caminho feito por Jesus, seus discípulos e todos que estão à sua volta. Ainda estamos vivendo o período da pandemia da Covid-19, que inspira cuidados básicos e necessários para o bem de todos. Para pensar na relação entre nós, devemos observar o caminho de Cristo, aclamado pelo povo, mas traído por Judas, um dos seus discípulos. Para nós, a traição de Judas é algo inadmissível, algo impensável, mas é também uma realidade das nossas vidas e nas relações que temos com o outro.

Papa Francisco, em sua homilia do dia 8 de abril de 2020, nos mostra algo intrigante, quando afirma: “Pensemos nos muitos Judas institucionalizados neste mundo, que exploram as pessoas. E pensemos também no pequeno Judas que cada um de nós tem dentro de si na hora de escolher entre lealdade ou interesse. Cada um de nós tem a capacidade de trair, de vender, de escolher pelo próprio interesse. Cada um de nós tem a possibilidade de se deixar atrair pelo amor ao dinheiro, aos bens ou pelo bem-estar futuro. “Judas, onde estás?” Mas  faço esta pergunta a cada um de nós: “Tu, Judas, o pequeno Judas dentro de mim: onde estás?”.”

Essa reflexão de Francisco nos incomoda, principalmente por vermos como somos fracos, omissos e interesseiros. Esta pergunta: “Tu, Judas, o pequeno Judas dentro de mim: onde estás?” ressoa em nosso ser e nos força a fazer um exame de consciência. Será que neste período de pandemia, em que as pessoas têm passado dificuldades e necessidades, temos nos comprometido com um amadurecimento e cuidado com todos e todas? Temos observado a condição de sermos mais humanos diante de tanto descaso e problemas sociais graves?

As respostas são inúmeras, mas o Papa Francisco manifestou o desejo de que a Igreja fosse um “hospital de campanha”, local onde recebe os feridos, sem distinção, comprometendo-se na prevenção, fazendo observar os diagnósticos e procurando agir com misericórdia diante dos ameaçados de morte e seus familiares. Reforço aqui a prudência frente à pandemia. Desta forma, temos que saber levar cada situação. Jesus deseja que saibamos acolher o outro e viver com ele a realidade e todos os problemas inerentes a esta pandemia.

Vivenciar este período, olhando para a realidade, é um convite à conversão. Diante dos desafios, somos chamados a nos colocar no processo de reinvenção do cotidiano. Recriar atitudes e novo jeito de ser e viver. Repensar nossas prioridades e sermos menos interesseiros. Algo ainda difícil para uma sociedade que vive com pressa e sem tempo, voltada para dentro de seus pequenos mundos, que nos levam a fugir da realidade.

Devemos ter cuidado com o excesso de informação e com a tecnologia que veio ao nosso favor, mas também nos faz adoecer. Devemos priorizar o nosso tempo, as nossas relações e, sem medo de errar, priorizar a nossa espiritualidade. Para tanto, frente aos desafios atuais, que possamos buscar e alimentar a nossa espiritualidade, nestes tempos de retorno às atividades e exercitar o amor em nossa casa e em nossa família. Acima de tudo, que sejamos atentos às condições em que estamos vivendo, ou seja, um convite a olhar para o nosso caminho e, acima de tudo, buscar uma nova realidade, com um outro jeito de viver: mais humano, mais ético e solidário. Que Jesus, nesta preparação para Semana Santa, nos guie  nesta caminhada.


Robson Ribeiro de Oliveira Castro Chaves é mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em BH, professor de teologia no Instituto Teológico Franciscano (ITF), em Petrópolis (RJ) e membro do Conselho Regional de Formação (CRF) – LESTE II do CNLB.

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
free online course
download karbonn firmware
Download WordPress Themes
free download udemy paid course

Conteúdo Relacionado