Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Caminhando com Jesus neste início de Semana Santa

30/03/2021

                                                                                                           Imagem ilustrativa: (Giotto – domínio público)

Robson Ribeiro de Oliveira Castro

O caminho de Jesus é permeado de provações e desconfortos. Ele se encontra com pessoas que o desejam e o colocam à prova a cada instante. Depois de subir a Jerusalém e ser aclamado com mantos e palmas, agora ele passa algumas situações. A liturgia nos mostra o caminho que ele vai trilhando ao longo da Semana Santa. Sua permanência na cidade incomoda, pois ele faz duras críticas a todos que ali estão acomodados e certos de fazerem o bem.

Ao longo da Semana, Jesus vai mostrando o que acontecerá com ele e os discípulos ficam assustados. Assim, ele fala sobre a traição que sofrerá e todos ficam escandalizados. Padre Adroaldo Palaoro, SJ, nos mostra uma realidade importante ao falar sobre a traição – termo de grande impacto na vida de todo ser humano. “O ato de trair implica romper uma aliança que uma pessoa fez com outra. Trair é uma ação que implica consequências, e, quando se fala de relacionamento humano, envolve sofrimento e sensação de abandono, gerando um estado de desconfiança generalizada naquele que foi traído.”

De fato, hoje, a atual situação que vivemos da pandemia da Covid-19 e o descaso do governo em buscar melhores condições para as vacinas, mostra-nos o que é uma traição frente à população que sofre e morre a cada dia. Esta realidade evidencia que não há um perfil ou um rosto para a traição; ela está em qualquer realidade. Jesus vivenciou isso com a traição de Judas, um dos seus amigos. “Foram anos de convivência nas mesmas caminhadas, nas noites ao relento, nas pregações, nas refeições simples do dia a dia e nas festas. Jesus e Judas viviam elos de amizade, de confiança, de esperança entre si.”

A traição de Judas para nós é algo inadmissível, impensável, mas é também uma realidade das nossas vidas e nas relações que temos com o outro. Papa Francisco, em sua homilia do dia 8 de abril de 2020, nos mostra algo intrigante: “Pensemos nos muitos Judas institucionalizados neste mundo, que exploram as pessoas. E pensemos também no pequeno Judas que cada um de nós tem dentro de si na hora de escolher: entre lealdade ou interesse. Cada um de nós tem a capacidade de trair, de vender, de escolher pelo próprio interesse. Cada um de nós tem a possibilidade de se deixar atrair pelo amor ao dinheiro, aos bens ou pelo bem-estar futuro. ‘Judas, onde estás?’ Mas  faço esta pergunta a cada um de nós: ‘Tu, Judas, o pequeno Judas dentro de mim: onde estás?’.”

Esta pergunta ressoa em nosso ser e em nossa consciência. Será que, neste período de pandemia, em que as pessoas têm passado dificuldade e necessidades,  têm tido apoio e em quem elas confiam? Será que somos membros de uma sociedade e uma Igreja que crescem e amadurecem frente aos desafios do dia a dia?

As respostas são inúmeras. Papa Francisco manifestou o desejo de que a Igreja fosse um “Hospital de campanha”, local que aceita todos os feridos, sem distinção, comprometendo-se na prevenção, fazendo observar os diagnósticos e procurando agir com misericórdia diante dos ameaçados de morte e seus familiares. Reforço aqui a prudência frente à pandemia que estamos vivendo; temos que saber levar cada situação. Jesus deseja que saibamos acolher o outro e viver com ele a realidade e todos os problemas inerentes a esta pandemia.

Vivenciar este período, olhando para a realidade, é um convite à conversão. Diante dos desafios, somos chamados a nos colocar no processo de reinvenção do cotidiano. Recriar atitudes e novo jeito de ser e viver. Algo ainda difícil para uma sociedade que vive com pressa e sem tempo, voltada para dentro de seus pequenos mundos, cavernas que levam a fugir da realidade.

Devemos ter cuidado com o excesso de informação; a tecnologia veio a nosso favor, mas também nos faz adoecer. Devemos priorizar o nosso tempo, as nossas relações e, sem medo de errar, priorizar a nossa espiritualidade. Para tanto, frente aos desafios atuais, que possamos buscar e alimentar a nossa espiritualidade nestes tempos de isolamento social, na nossa casa, na nossa família. Acima de tudo, que sejamos atentos às condições em que estamos vivendo.


Robson Ribeiro de Oliveira Castro  é leigo. Mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Atualmente leciona no Instituto Teológico Franciscano (ITF). E-mail: robsonrcastro@yahoo.com.br.

Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
free download udemy course
download samsung firmware
Download Nulled WordPress Themes
udemy free download

Conteúdo Relacionado