Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

As delicadezas de um grande coração

04/04/2012

Frei Almir Ribeiro Guimarães

A primeira sexta-feira do mês de abril neste ano de 2012 coincide com a sexta-feira da Paixão do Senhor. Neste dia contemplamos todas as finezas amorosas do Senhor que dá a vida pelos seus e que tem o coração aberto pela lança. Transcrevemos uma das mais belas páginas de Santo Anselmo que fala das delicadezas do Crucificado.

“Eu te suplico, ó Majestade, ó amor suspenso na cruz! Tu és  minha esperança,  meu refúgio, minha misericórdia. Tem piedade de mim, e  ensina-me a te adorar, a te amar  pois é meu desejo te adorar e te amar, embora não saiba como fazê-lo.

Eu te peço, ó Jesus, que ouves os que te amam, pelo amor que manifestaste na cruz pelo homem: faze que eu jamais sinta desgosto ou vergonha de estar diante da tua cruz;  mas que minha alma se compraza em  permanecer fielmente sob o teu olhar, e que teus divinos olhos se comprazam em me olhar  misericordiosamente. Dá-me a força de chorar minha miséria, dá-me o contentamento de ver minha tristeza mudada em alegria.

Eu me lembro de haveres dito a tua mãe quando pendias da cruz: Mulher, eis aí o teu filho! (Jo 19,26).  Agora, boníssimo Senhor, dize a teu servo:  “Eis aqui teu Deus, teu redentor”  E tu, Virgem bendita entre todas as mulheres, dize-me:  “Eis aqui meu filho, eis aqui teu salvador”.  Pois eu vejo muito bem teu  Filho, ó Senhora, deitado no presépio, eu o reconheço ensinando no templo, mas em nenhum outro lugar o conheço com tanta certeza como na cruz. É lá que ele declara: Mulher, eis aí teu filho!  É lá, Santa Mãe, que é preciso interceder por mim, pois,  dizendo-se teu Filho, ele assume a obrigação de acolher com amor tua prece.  Dize-lhe:  “Meu filho, um  pecador clama por mim!  Perdoa seus pecados, pois ele agiu irrefletidamente”.  –  Sim, Senhor, é verdade.  Eu sou culpado e confesso a ti e a tua mãe.  Desde a infância tua cruz me é apresentada e eu não soube adorá-la. Tu que triunfas na bondade, perdoa o mal que cometi sem refletir. Tu és a minha verdadeira e  única esperança.

Quero sentir o perfume de tua cruz, como o ladrão que disse:  Senhor, lembra-te de mim quando entrares em teu reino. O que teus milagres não puderam fazer, tua cruz fez.  Ele te conheceu com maior certeza e  mais perfeitamente sobre a cruz  do que na pregação e nos milagres. Ó poder da cruz, ó triunfo do crucificado! Desde que viu o madeiro, o homem reconheceu o teu reino. Vendo-te crucificado, compreendeu que eras rei. Ó perfume da cruz que dissipas as dúvidas! Senhor!  –  exclama o ladrão, vendo com seus olhos o preço com que  Deus o resgatou.

Mas, boníssimo Senhor, que respondeste ao ladrão suplicante?  –  Hoje estarás comigo no Paraíso (Lc 23,43). Ó meu rei, os cravos te atravessam e tu prometes o Paraíso! Ó desejo das almas, onde é o Paraíso?  Será que o Paraíso está contigo?  Que o Paraíso é lá onde  queres?  Sim, eu sei,  o Paraíso és tu, que o prometes com tanta certeza. Eu creio, Senhor, eu creio sem reserva que o Paraíso é lá onde queres, lá onde estás. Estar contigo, eis o Paraíso. Hoje é o dia da cruz e o dia da eternidade, contigo o reino. Felizes os que estão contigo no Paraíso, pela fé e pelo amor”.

Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
online free course
download lenevo firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy course download free

Conteúdo Relacionado