Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Aquele que refaz nossa vida

03/01/2012

Frei Almir Ribeiro Guimarães

Manso Jesus, de cabeça inclinada, morto. Manso, de braços estendidos. Manso com o lado aberto pela lança. Manso com os pés trespassados por um só prego (Santo Anselmo).

1. Começamos um ano novo. Virando uma página do livro do mundo e de nossa vida olhamos para o amanhã. E no tempo que vai passando vamos tentando, nós que resolvemos ser discípulos do Ressuscitado, aproximarmo-nos da adorável figura de Jesus, vivo, ressuscitado, que nos interpela e nos quer ser íntimo de nós. Falar em intimidade com o Cristo do peito aberto não significa que venhamos a nos afastar do mundo e das tarefas urgentes a serem exercidas nos campos desafiadores no hoje do mundo e da Igreja. Não se trata de um intimismo barato. O que não se discute é que, dia a dia, sejamos dóceis em contemplar o Coração do Senhor e seu amor sem limites. Vamos nos servir de um texto de Santo Anselmo publicado no Lecionário Monástico II, p. 453-454 para fazer algumas reflexões sobre esse Jesus que refaz nossa vida. Pediria que os leitores não estranhassem a “plasticidade” e “crueza” do vocabulário usado. Anselmo se serve linguagem dos amantes tão típica dos místicos quando precisam descrever suas experiências interiores.

2. “Meigo, com a cabeça inclinada. Ao inclinar a cabeça na cruz, parece dizer à amada: O minha amada, quantas vezes desejaste um beijo de meus lábios, dizendo-me pela voz de meus companheiros: Beija-me com beijos de tua boca(Ct 1,2). Estou preparado, inclino minha cabeça; ofereço meus lábios, beija-os tanto quanto desejares. Não digas na ignorância de teu coração: Não quero um beijo despojado de atrativo e beleza, mas aquele beijo glorioso com que os anjos sempre se regozijam no céu. Não erres assim, pois se não beijares primeiro aqueles lábios, nunca poderás chegar a estes últimos. Portanto, beija os lábios que agora te ofereço porque, mesmo sem atrativo nem beleza, não lhes falta graça”. Com efeito, há um convite a amar aquele que beleza não tem, com o semblante desfigurado.

3. Ao discípulo Cristo se apresenta como aquele que pode ser amado, porque ama primeiro. Jesus está com a cabeça inclinada. Seus lábios não têm expressão de beleza; apresentam-se macerados pelo sofrimento. Anselmo insinua que, no momento, haveremos de nos deter no Cristo sofredor, nesse que antes da morte de cruz, teve o corpo lacerado, a cabeça ensanguentada e o corpo alquebrado. No momento presente quando ainda somos peregrinos a contemplação do Amado que sofre é de fundamental importância. Ela pode levar a uma transformação do interior. Não simplesmente provocar uma fugaz emoção, mas levar à consciência de que o Filho de Deus feito homem, esposo querido de nossa alma, se nos apresenta desfigurado. Uma tal contemplação pode deslanchar um processo de conversão.

4. Clara de Assis, em Carta a Inês de Praga tem o mesmo vocabulário nupcial. Usa a imagem do espelho. Quer que Inês contemple Cristo no espelho: “No meio do espelho, considere a humildade, ou pelo menos a bem-aventurada pobreza, as fadigas sem conta e as penas que suportou pela redenção do gênero humano. E, no fim desse mesmo espelho, contemple a caridade inefável com que quis padecer no lenho da cruz e nela morrer a morte mais vergonha (…) Contemplando suas indizíveis delícias, riquezas e honras perpétuas, proclame, suspirando com tamanho desejo do coração e tanto amor: Arrasta-me atrás de ti! Corramos no odor de teus balsamos (Ct 1,3), ó esposo celeste! Vou correr sem desfalecer’, até me introduzires na tua adega (Ct 2,4) até que a tua esquerda esteja sobre a minha cabeça, sua direita de me abrace (Ct 2,6) e toda feliz me dês o beijo mais feliz de tua boca (Ct 1,1) ( 4ª. carta de Clara a Inês).

5. Chiara Giovanna Cremaschi, comentando essa entrega esponsal de Clara a Cristo escreve: “A pedra angular de todo o edifício religioso, de toda a vida espiritual de Clara e de suas irmãs se resume no estarem elas ligadas por um afeto pessoal a Jesus Cristo, com amor ardente e apaixonado e sem contestação”. Em suas cartas a Inês de Praga Clara procurou despertar e desenvolver o desejo apaixonado da união com Cristo. Tal desejo que se exprime na imitação de Cristo é a razão de seu corajoso abraçar do Cristo pobre.

6. Estamos de cheio no vocabulário místico. Tanto no texto de Anselmo quanto no de Clara a alma que contempla o aniquilamento do Mestre é levada ao êxtase do amor. Anselmo fala dos braços abertos do Senhor. Com essa postura o Senhor dá a entender que quer nosso abraço. Temos em mente a representação de Francisco de Assis com o crucificado desprendendo um de seus braços e enlaçando o Poverello. Santo Anselmo conclui, colocando nos lábios do Cristo do Coração aberto, as seguintes palavras: “Vós todos que estais cansados e carregados de fardos vinde vos refazer em meus braços, com meus abraços. Vede que eu estou preparado para vos reunir todos entre meus braços”. Somos convidados a refazer nossa vida unindo-se a esse que tem os braços abertos para o abraço do perdão, do descanso depois do cansaço, daquele que nos ajuda a carregar os fardos.

7. Entramos no ano novo e fazemos o propósito de nos aproximar mais e mais desse Cristo . Temos nossa vida, nossas atividades. Uns trabalham muitas horas durante o dia são casados, solteiros, pais de famílias, sadios ou doentes. Outros são religiosos. No coração de tudo isso vibram as cordas de uma intimidade fecunda com o Cristo do coração aberto e dos braços apertos esperando sempre nosso olhar reconhecido. Terminamos ainda citando Anselmo: “Só procuro por vós, mesmo que nenhuma recompensa me seja prometida. Não existissem o inferno e o paraíso, diante da vossa suave bondade, e unicamente por vós, ainda desejaria unir-me a vós. Vós sois o me constante pensar, minha palavra, meu agir”. É esse Jesus que refaz nossa vida.

Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
udemy course download free
download coolpad firmware
Download Nulled WordPress Themes
online free course

Conteúdo Relacionado