Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A arte de esperar

17/12/2018

                                                                                                                              Imagem ilustrativa (fonte: Canva)

  José Tolentino Mendonça é escritor sem igual. Escreve sobre as coisas mais corriqueiras com elegância, graça e sobretudo com densa profundidade. Faz com que mergulhemos nas águas límpidas do Evangelho. Aqui ele nos fala da arte de esperar, tema propício para o tempo do Advento.

Frei Almir Guimarães

Estava aqui lendo uma entrevista do grande fotógrafo Sebastião Salgado em que faz o elogio de um prazer inusual: o prazer de esperar. E não é que ele tenha quaisquer ilusões sobre a distância a que estamos desse prazer culturalmente interdito: “Vivemos hoje num acelerador de partículas, num clima de permanente expectativa”, temos uma dificuldade, que nos chega a parecer insuperável, de mergulhar na lentidão e na gratuidade dos processos humanos autênticos, por mais excepcionais e cotidianos que sejam. Mas garante Salgado: “Para fazer uma fotografia, é mesmo necessário experimentar o prazer de esperar”. Lembro-me a esse propósito, de uma história de Federico Fellini que ouvi contar a Tonino Guerra: um dos hábitos do cineasta era chegar a qualquer encontro um bom bocado antes da hora aprazada, fosse a uma reunião de trabalho ou a um jantar de amigos. Chegava ao lugar e punha-se a fazer hora, caminhando prazenteiro e sem dar sinais de coisa alguma ao longo da rua, para lá e para cá.

Quando os amigos o surpreendiam nisso e lhe perguntavam porque não tinha tocado à porta imediatamente, a resposta era semelhante à do fotógrafo: “O prazer de esperar”. A nossa cultura, que mistifica (ingenuamente) a eficácia e o utilitarismo, há muito cancelou o valor da espera. Os prazos sôfregos que incorporamos consideram-na um atraso de vida, um excrescência irritante, bota de elástico e obsoleta. Esperar por quê? Do pronto a vestir ao pronto a comer, da comunicação em tempo real ao experimentalismo instantâneo dos afetos: a espera tornou-se um peso morto com o qual não sabemos lidar e que é preciso descarregar porta afora. Talvez esse desejo de instantaneidade seja em nós um dissimulado reflexo defensivo, o medo crescente de que num mundo acelerado não exista afinal ninguém nem coisa alguma que nos espere. Quando todos vivem altamente pressionados, tudo se torna arriscadamente precário – é o que vamos constatando. Mas por dentro, e com medo, e sem falar disso.

Damos por nós hipermodernos, polivalentes, aparelhados de tecnologia com um central ambulante, multifuncionais mas sempre mais dependentes, perfeccionistas mas sempre insatisfeitos, vivendo as coisas sem poder refleti-las, próximos da atividade extenuante e, no fundo, distantes da criação. Precisaríamos talvez dizer a nós próprios e uns aos outros que esperar não é necessariamente uma perda de tempo. Muitas vezes é o contrário. É reconhecer o seu tempo, o tempo necessário para ser; é tomar o tempo para si, como lugar de maturação, como oportunidade reencontrada; é perceber o tempo não apenas como enquadramento do sentido, mas como formulação em si mesma significativa. Quem não aceitar, por exemplo, a impossibilidade de satisfação imediata de um desejo, dificilmente saberá o que é um desejo (ou, pelo menos, o que é um grande desejo). Quem não esperar pacientemente pelas sementes que lançar, jamais provará a alegria de vê-las florir.

No que aos tempos respeita, a vida é completamente artesanal. Não é possível reproduzi-la em série, nem encontrá-la feita no outro lado. A vida requer a paciência do oleiro, que, para fazer um vaso que o satisfaça, produz duzentos só para treinar o gesto, a habilidade, testando a sua ideia. Por isso gosto muito da forma bem-humorada como Edgar Morin explica todas essas coisas. Diz ele: “Como toda a gente, tenho um horror total às esperas nos correios ou nos consultórios e não suporto as filas burocráticas as que nos obrigam. Contudo, não cesso de esperar o inesperado”.

José Tolentino Mendonça

Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
free download udemy course
download xiomi firmware
Premium WordPress Themes Download
lynda course free download