Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O perfume da Cruz

04/06/2019

Primeira Sexta-feira do Mês – Junho 2019 

♦ Ao longo do ano, na primeira sexta-feira de cada mês, nós, os discípulos de Jesus, temos vontade de fazer parar a corrida do tempo e colocarmo-nos a contemplar a cruz, o leito de dor e de glória daquele que chamamos de Mestre, Amigo e Senhor. Mais precisamente detemo-nos diante de seu peito aberto pela lança do soldado, diante desta “janela” que nos mostra um Coração imenso como um oceano sem limites. Cruz, morte dolorida, solidão, espaço tremendo. Um homem se contorcendo de dores e de abandono, o mais belo dos filhos dos homens! Santo Anselmo de Cantuária (sec. XIII) nos ajuda a contemplar o amor que vai até o extremo.

♦ “Eu te suplico, ó Majestade, ó amor suspenso na cruz! Tu és a minha esperança, meu refúgio, minha misericórdia. Tem piedade de mim e ensina-me a te adorar, a te amar; pois é meu desejo te adorar e te amar, embora não saiba como fazê-lo. Eu te peço, ó Jesus, que ouves os que te amam, pelo amor que manifestaste na cruz pelo homem: fase que eu jamais sinta desgosto ou vergonha de estar diante de tua cruz; mas que minha alma se compraza em permanecer fielmente sob o teu olhar, e que teus divinos olhos se comprazam em me olhar misericordiosamente. Dá-me a força de chorar minha miséria, dá-me o contentamento, dá-me o contentamento de ver minha tristeza mudar em alegria”.

♦ Cruz, dor, solidão, momento de entrega irrestrita do Filho. O amor suspenso na cruz, com efeito, exala uma fragrância. Que Anselmo continue a nos encantar: “Quero sentir o perfume da tua cruz, como o ladrão que disse: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares em teu reino (Lc 23,42). Será que esse ladrão te viu restituir a vista aos cegos e ressuscitar os mortos? Será que ele não te adorou? Mas quando te vê suspenso no madeiro, ele te adora: Senhor, lembra-te de mim quando entrares no teu reino. O que teus milagres não puderam fazer, a tua cruz fez. Ele te reconheceu com maior certeza e mais perfeitamente sobre a cruz do que na pregação e nos milagres. Ó poder da cruz, ó triunfo do crucificado! Desde que viu o madeiro, o homem reconheceu teu reino. Vendo-te crucificado, compreendeu que eras rei. Ó perfume da cruz, que dissipas as dúvidas! Senhor – exclama o ladrão o preço com que Deus o resgatou”.

♦O lado aberto de Jesus no alto da cruz continua sendo para todos os seus discípulos um convite a retribuir amor com amor e a batalhar para que as pessoas conheçam o Senhor e a qualidade de seu amor. Sim, há um delicado perfume que vem da cruz do Senhor.

Nota:
As citações de Santo Anselmo foram transcritas do Lecionário Monástico II, p. 593-595.

Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
online free course
download samsung firmware
Download Nulled WordPress Themes
udemy free download

Conteúdo Relacionado