Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A promoção da vida humana na bioética: o cuidado com o próximo

01/09/2021

    Imagem ilustrativa: Canva (www.canva.com/pt_br/modelos)

Robson Ribeiro de Oliveira Castro

Como seria nossa vida se não fôssemos seres que vivem em relação? E qual a realidade de um mundo que deve se preocupar com os outros e fazer bom uso da ética? Pais e responsáveis demonstram carinho e zelo com a criança desde seu nascimento. Nós, ao crescermos, vamos fazendo escolhas e traçando nossos próprios caminhos.

Destarte, a bioética nos convoca à reflexão de uma construção de relações éticas saudáveis e humanizadas. Assim, a relação entre fé e ciência faz parte da nossa vida e das nossas relações. A ciência, ao longo da história, tem contribuído com o aprofundamento da fé religiosa. Sendo assim, a ciência bioética deve estar atenta à realidade da dignidade e ao valor do ser humano.

Por isso, é preciso compreender a vida humana, tudo que existe merece respeito e tem dignidade de existir. Para tanto é necessário que, à luz da ciência, estamos em uma grande obra da criação e que somos seres e relação.

Infelizmente, vivemos em uma sociedade que só visa o lucro; o ser humano se tornou mais uma mercadoria a ser utilizada e descartada. Nossa vida se pauta em comprar ou não em assumir uma posição econômico-social. As condições atuais, a modernidade e a tecnologia não nos deixam mais ficar isolados do mundo, mesmo em uma pandemia que já fez milhares de mortos. Por isso, é necessário mudar! É preciso olhar para a forma como tratamos os outros e que façamos o caminho da ética do cuidado, pautado no bem comum e preocupação com os mais frágeis da sociedade.

Tal contexto nos remete às conjunturas associadas à Bioética, que tem por objetivo refletir a vida humana e todas as suas realidades, além de se colocar atenta em responder os questionamentos relacionados com o valor da pessoa. Desta forma, também acrescente ao debate a realidade da dignidade da vida, a valorização integral do ser humano, a sadia convivência social, o respeito e o cuidado com todos, sendo assim: o ser humano tem seu valor incondicional, independente de quaisquer outros aspectos.

É preciso, urgentemente, respeitar o outro e, portanto, respeitar a cada indivíduo, atentos à verdadeira conversão da consciência atrelado ao conhecimento cientifico para pensar o bem do próximo e não o meu próprio bem-estar. É a partir desta concepção que devemos observar na realidade o que temos de bom e como tratar o outro.

O Papa Francisco esteve internado recentemente. Após uma cirurgia bem-sucedida, está de volta às atividades. Entretanto quero chamar a atenção para a sua recuperação que foi permeada por caminhadas e visitas aos outros enfermos do Hospital Agostino Gemelli, onde estava internado.

Entretanto, encontramos uma sociedade imersa no egoísmo, na ganância e no narcisismo. Para tanto é urgente confirmar a convocação a uma ética do cuidado e do zelo pelo próximo, pois, ao se falar de vidas humanas, todos os esforços devem ser colocados em prática para salvar.

Infelizmente, a ganancia, o individualismo e a competição desenfreada comprometem a relação do ser humano com o outro. Por isso é urgente se questionar: Quando o ser humano chegará ao entendimento de que é apenas uma espécie entre bilhões de outras espécies que existem no nosso planeta?

Infelizmente ainda prevalece o interesse econômico das grandes empresas que visam o lucro e colocam em risco a vida humana. Com a atual cultura do descartável, como nos apresenta o Papa Francisco, há uma tendência a tornar a vida humana como “parte do negócio”, algo que se pode barganhar. Estamos diante de um “mercado da morte” no qual o ser humano é um artigo a mais.

Diante desta realidade não é admissível tal descaso dos líderes e responsáveis pela realidade, uma vez que, do ponto de vista ético, é inconcebível que o valor moral da vida esteja subordinado ao poder econômico. Neste cenário, a sociedade está negando que a vida humana tem um valor intrínseco e sagrado desde o seu começo até o seu fim. Este valor é inalienável e, acima de tudo, a vida humana não pode ser reduzida a um item do mercado.

É preciso conscientizar a todos de que a bioética é uma área da ciência que luta pela vida, que se empenha na garantia dos direitos humanos, anseia pela garantia da dignidade da vida de todos os indivíduos. É preciso, além disso, observar a consciência do indivíduo diante do debate bioético, pautado em uma responsabilidade com o próximo, qual o seu nível de consciência e de formação ética contemporânea. Observar sempre a realidade na busca por espaços de discussão diante dos desafios atuais e o descaso com a saúde pública.

Quando observamos essa realidade é possível vislumbrar um caminho de grandes desafios, mas não podemos perder a esperança de dias melhores. Para tanto, só será possível uma verdadeira mudança quando soubermos compreender as nossas necessidades e agir com consciência e grande discernimento.

Por isso, é preciso a condução do ser humano, sua índole e o zelo pelo próximo. Para tanto, a ciência tem um desempenho imprescindível no critério social, quando esta entende que tem seu lugar na sociedade.

A realidade atual vivenciada por nós é um convite a olhar para esta pandemia como desafio a ser superado. Como caminho para criar esperança e gestar uma realidade nova, novos projetos e outro jeito de viver, mais humano, mais ético e solidário. Sendo assim é preciso observar que a nossa conduta moral seja pautada pelas regras aplicadas no cotidiano e que devem ser respeitadas por cada um, principalmente, neste período de distanciamento e isolamento social.


Robson Ribeiro de Oliveira Castro Chaves é mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em BH, professor de teologia no Instituto Teológico Franciscano (ITF), em Petrópolis (RJ) e membro do Conselho Regional de Formação (CRF) – LESTE II do CNLB.

Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy paid course free download
download huawei firmware
Download WordPress Themes Free
lynda course free download

Conteúdo Relacionado