Época do Natal, época de tentarmos ser pessoas melhores, não somente pro próximo, mas também pra nós mesmos. Quando eu olho o presépio de minha casa sem o menino Jesus (porque só o colocamos a meia noite) vejo quantas e quantas vezes nós fazemos isso em nossas vidas. Nossas vidas são um presépio sempre a espera do menino que virá no natal e a manjedoura é o nosso coração. Passamos às vezes um ano inteiro sem colocar o menino no seu lugar, não cantamos Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens, não ofertamos a Ele o nosso melhor, não somos humildes como os pastores que conduzem os rebanhos, nem o adoramos como é devido e sobre tudo não refletimos sobre o que guardamos em nossos corações as coisas que acontecem como Nossa Senhora.
Deixe que a luz da estrela-guia lhe conduza pelo deserto da vida, e te faça enxergar que o caminho certo a seguir é o caminho da criança de Belém e que tenhamos a clareza de coração que o que devemos ofertar a Ele é somente o nosso melhor, nossas atitudes, nossos sentimentos, nossas virtudes, nossos defeitos, o respeito com o próximo e o amor a todas as criaturas que ele tanto sonhou e colocou em nossas vidas para que pudéssemos honrá-lo e exaltá-lo.
Que sejamos como pastores. Povo humilde que serve com simplicidade, segue seu caminho em busca de um presente perfeito, que é o próprio filho do criador, e que não se cansa de zelar pelo rebanho que Deus nos deu, sempre atentos aos propósitos de um povo às vezes perdido, às vezes cansado, mas que toca a vida com alegria e paz no coração.
Como Maria e José que ouviram e compreenderam a mensagem e os desígnios de Deus, possamos nós também entender o que Deus tem guardado pra nossas vidas sempre entendendo que ele quer o melhor e prova disso é que ele deu para nós o seu melhor, que é Ele mesmo na figura de Jesus e que não se cansa de querer que sejamos felizes e assim como os anjos do Céu, possamos em gratidão cantar em alto e bom som Glória in excelsis Deo (Glória a Deus nas Alturas).
E Enfim que possamos viver o Natal todos os dias, que nosso presépio interior tenha sempre o menino Jesus dentro de nossa manjedoura, ou seja, dentro de nossos corações, pois sim no nosso coração que é o seu lugar de direito, pois a Ele pertence e foi pago a alto custo. Que não busquemos ser pessoas melhores somente no natal, mas que sejamos pessoas melhores todos os dias. Sempre dizendo sim a vida, tendo sentimentos de respeito, justiça, amor e caridade e sempre repudiando toda intolerância, preconceito e todo sentimento que nos fazem ser menos humanos. Ao Deus menino que nasce todos os dias e que vela com alegria nossas vidas nos cumulando de Paz e de todo bem seja dado todo louvo e adoração pelo século dos séculos Amém!
Samuel Cavalcanti do Amaral, da Coordenação “Cantando Paz e Bem”, especial para este site