XIII Caminhada da Juventude tem início em Coronel Freitas
19/07/2025
Com o tema “Caminhantes da Esperança no louvor da Criação”, a XIII Edição da Caminhada Franciscana da Juventude iniciou em Coronel Freitas em uma tarde fria, mas com muita alegria, descontração e reencontros. Jovens de Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro começaram a ser recepcionados no salão paroquial da igreja Matriz, às 16h, para o credenciamento e lanche. Por ali puderam conhecer os demais participantes que foram chegando com o passar das horas.
As boas-vindas foram realizadas pelos frades da Frente de Evangelização das Juventudes. Frei Felipe Carreta convidou a todos para juntos assistirem o vídeo da XII Caminhada Franciscana da Juventude em Sorocaba (SP). Em seguida, convidou os frades das Paróquias acolhedoras Frei Gilson Kammer e Frei Alisson Zanetti para recepcionar os jovens.

Conforme Frei Alisson, “a grande família franciscana que é cada um de nós, é a expressão desse amor que Francisco tem por cada um. Queremos agradecer pela confiança de receber a XII Edição da Caminhada Franciscana da Juventude. Sejam bem-vindos e bem-vindas”, disse o pároco da Paróquia São José do Patrocínio. Frei Gilson Kammer, pároco da Paróquia de Xaxim, ressaltou a alegria em receber os jovens. “Alegria em acolher neste ano a cada um de vocês. Alegria enorme em podermos mais uma vez acolher vocês”, disse o frade.
O Ministro Provincial Frei Paulo Roberto Pereira destacou que são momentos assim que podemos aprender e ouvir a juventude. “Devemos ouvir e aprender com a juventude. Obrigado por nos aceitarem, por nos acompanharem nesta caminhada. Nós queremos nos unir aos jovens para experimentar o vigor. Muito obrigado por estarem aqui e nos aceitarem como companheiros.”

Após as instruções aos jovens que foram passadas por Frei Gustavo Medella, o povo de Deus ali reunido foi convidado para se direcionar à Igreja Matriz e participar do momento de mística. Com as luzes apagadas, os jovens foram recepcionados na igreja. Em silêncio, acompanharam o teatro celebrando os 800 anos do Cântico das Criaturas. As velas acesas emocionaram os jovens ali presentes.
“Quando eu fiz a leitura deste cântico pela primeira vez, eu tive a impressão de que, em minhas mãos, estava o “registro escrito” de alguém “muito apaixonado”, pois quando vivenciamos “algo assim”, é natural também utilizarmos as palavras para fazer chegar à pessoa amada aquilo que por ela sentimos. Queridos jovens, a presente edição da caminhada franciscana da juventude deseja a todos, em comunhão com a criação presente no estado de Santa Catarina, presente nestas duas cidades tão acolhedoras, comunicar a vocês a alegria deste encontro com “alguém” muito especial. Coragem, meus irmãos e irmãs, este “alguém” muito especial te chamou para esta caminhada, tenhamos, pois, pés firmes neste chão e coração voltado para o outro. Paz e Bem!”, refletiu Frei Thiago.

Encerrando o primeiro dia de CFJ com o envio para as famílias acolhedoras em Coronel Freitas, os jovens pousam nas casas para, no sábado, às 6h, em frente à igreja Matriz, iniciar a Caminhada de Coronel Freitas a Xaxim. Serão 22 km, chegando em Xaxim, no entardecer do sábado, na Matriz.
Equipe de Comunicação da CFJ












