Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Xaxim acolhe com festa o diácono Frei Vanderlei

24/04/2017

Notícias

1

Frei Augusto Luiz Gabriel

Xaxim (SC) – Pela primeira vez nos 77 anos da Paróquia São Luiz Gonzaga de Xaxim (SC), o povo xaxinense pôde participar de uma ordenação diaconal. Pela imposição das mãos Dom Odelir José Magri, da Diocese de Chapecó (SC), Frei Vanderlei Silva Neves, OFM, foi ordenado para o primeiro grau do sacramento da Ordem neste domingo da Misericórdia, 23 de abril. Foi um dia histórico na imponente Matriz da pequena cidade do Oeste Catarinense!

A igreja estava lotada com fiéis das mais de 50 comunidades da Paróquia. Confrades de toda a Província da Imaculada e padres diocesanos da região participaram da Celebração Eucarística.

“Aqui estou”

Após a proclamação do Evangelho do segundo domingo da Páscoa, (Jo 20, 19-31), o pároco Frei Alex Sandro Ciarnoscki chamou o ordenando para se aproximar do altar. Então, Frei Moacir Longo, da Fraternidade São José do Patrocínio de Coronel Freitas (SC), leu um pequeno histórico da vida de Frei Vanderlei. Em seguida, o Vigário Provincial Frei César Külkamp pediu a Dom Odelir a ordenação diaconal de seu confrade: “Reverendíssimo pai Dom Odelir, a Santa Mãe Igreja pede que ordeneis para o serviço de diácono este nosso irmão”. E o bispo interrogou o Vigário Provincial se o ordenando era digno de receber este ministério. Frei César respondeu: “Posso afirmar que durante este período de formação, do qual também fiz parte, os formadores viram em Frei Vanderlei um gosto muito especial pela evangelização, reconhecendo nele um homem de oração, de profundo contato com Deus, que enfrenta a vida e a realidade tendo sempre presente o horizonte da fé”, testemunhou Frei César.

2

Após a conclusão deste rito, já na homilia, o bispo enfatizou que era uma grande alegria estar celebrando esta ordenação diaconal. “São ocasiões em que gosto sempre de aproveitar para falar da graça de Deus, do chamado que Deus faz, como fez aos discípulos de Jesus para fazerem parte do projeto e do sonho de Deus”, disse Dom Odelir.

“A vocação é sempre um dom de Deus, uma graça de Deus, que chama, que convoca e que espera uma resposta. E esta resposta é pessoal, mas envolve muitas outras pessoas que, certamente, ajudaram na formação deste nosso irmão”, destacou o bispo. “Nós sabemos que nos tempos atuais, as vocações têm diminuído, por isso, de algum modo nós também precisamos nos envolver mais na animação vocacional de nossas entidades. Neste sentido, a ordenação diaconal de Frei Vanderlei é uma oportunidade para renovarmos o nosso compromisso com a Igreja. Peçamos que Deus envie mais operários para a messe”, enfatizou o pastor.

Em seguida, Dom Odelir convidou o ordenando a dizer algumas palavras tendo em vista o lema ( “Dei-vos o exemplo para que façais o mesmo que eu vos fiz”, Jo, 13-15) que escolheu para a sua ordenação. Atendendo ao bispo, Frei Vanderlei disse que a escolha era porque crê que o Cristo é a centralidade da nossa vida. “É Aquele que nos aponta o bom caminho a ser seguido. Ele fez isso com as suas próprias palavras e o seu modo simples de viver e de ser. Estando no mundo, Cristo amou a todos sem excluir ninguém. Cristo ama, Cristo perdoa, Cristo é misericordioso, e eu vejo nisso um grande exemplo a ser seguido”, explicou o frade menor.

Dando continuidade ao rito de ordenação, diante de Dom Odelir e de toda a comunidade reunida, Frei Vanderlei confirmou seu propósito de ser ordenado diácono da Igreja e de desempenhar fielmente sua missão a serviço do povo de Deus.

Posteriormente, em sinal de despojamento e de entrega total, Frei Vanderlei se prostrou ao chão, enquanto a assembleia entoou a Ladainha de Todos os Santos, pedindo a Deus que derrame sua bênção sobre este seu servo.

Em seguida, deu-se início ao momento central da ordenação, onde pela imposição das mãos sacerdotais de Dom Odelir, Frei Vanderlei foi ordenado diácono. Em seguida, as vestes para exercício do ministério diaconal foram trazidas até o altar pela sua mãe Maria do Socorro e seu irmão Wagner da Silva Neves. Frei Vanderlei foi revestido pelos confrades da sua Fraternidade: Frei Antônio Mazzuco e Frei Alex. Momento único e de grande emoção.

Já como diácono, o frade recebeu das mãos de Dom Odelir o livro dos Evangelhos, significando a unção e anúncio do Evangelho de Jesus Cristo. Embalados pela música “Cristo quero ser instrumento…”, Dom Odelir, os frades, padres e familiares presentes desejaram ao ordenado a paz de Jesus Cristo, ovacionado pelo povo. Em seguida, deu-se continuidade à Santa Missa com a liturgia Eucarística.

4

Agradecimentos

Iraci Lopes Dala Rosa dirigiu algumas palavras a Frei Vanderlei em nome da comunidade paroquial, ofertando ao novo diácono uma linda imagem de São Francisco.

Frei César, representando a Província da Imaculada, agradeceu a Igreja de Chapecó na pessoa do bispo Dom Odelir, por acolher, há muito tempo, os frades nesta região e partilhar a missão desta Igreja. “Queremos agradecer de modo muito especial a família franciscana e também a família de sangue de Frei Vanderlei. A você, Frei Vanderlei, quero dizer muito obrigado em nome de todos os confrades por esta entrega generosa de sua vida e de sua vocação franciscana. Conte sempre com seus confrades em todos os momentos de sua vida. Que Deus sempre o abençoe!”, desejou o Vigário Provincial.

Frei Vanderlei agradeceu, em primeiro lugar, a Deus, a Jesus Cristo, Maria e São Francisco o dom da vocação. “O meu muito obrigado ao Dom Odelir, nosso pastor, que acolheu a Fraternidade Franciscana daqui. Também gostaria de agradecer à Província da Imaculada, na pessoa de Frei César, que, com tanto carinho e amor, cuidou de minha formação e, através dos formadores, soube lapidar um pouco mais a minha fé. Agradeço a minha Fraternidade, que me acolheu muito bem. Me sinto em casa, muito obrigado! Também gostaria de fazer um agradecimento aos frades aqui presentes, de modo especial a Frei Marcos Vinícius Brügger, que é de minha turma! Não poderia esquecer das pessoas que trabalham nesta Paróquia, todas as comunidades presentes, as irmãs e todos os que ajudaram nesta linda celebração e, por fim, agradecer a Deus o dom da vida através da minha mãe e da minha família. A teologia e a filosofia me ensinaram muitas coisas, mas posso garantir a vocês que elas não me ensinaram um terço de tudo o que a minha mãe me ensinou”, completou Frei Vanderlei muito emocionado.

Frei Alex também agradeceu a todos os presentes e pediu a Deus a bênção sobre o novo diácono e o povo de Xaxim, convidando-os para uma confraternização no Salão Paroquial.

A bênção solene de Dom Odelir sobre Frei Vanderlei encerrou este momento de grande fé!