Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Vozes celebra o Dia do Catequista com Super Semana de lives

20/08/2020

Notícias

A Editora Vozes convocou um supertime de palestrantes para celebrar o Dia do Catequista, em 30 de agosto. A Super Semana de Catequese começa já nesta segunda-feira, dia 24, e só termina no dia 28. Serão 5 dias de lives gratuitas sobre o tema, que poderão ser acompanhadas, sempre às 18 horas, pelo canal da Editora Vozes no YouTube: youtube.com/user/EditoraVozes.

Na segunda-feira, 24 de agosto, o jornalista Moisés Sbardelotto é o convidado para falar sobre o tema “Catequese e internet: como aproveitar o melhor do digital na missão”.

Moisés Sbardelotto é jornalista, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, com estágio doutoral (bolsa PDSE/Capes) na Università di Roma “La Sapienza”, na Itália. Atualmente, é professor colaborador do PPG em Ciências da Comunicação da Unisinos, onde realiza estágio pós-doutoral (bolsa Fapergs/Capes). É palestrante, tradutor e consultor em Comunicação para diversos órgãos e instituições civis e religiosos. É autor de “E o Verbo se fez rede: religiosidades em reconstrução no ambiente digital” (Paulinas, 2017) e de “E o Verbo se fez bit: A comunicação e a experiência religiosa na internet” (Santuário, 2012).

Na terça-feira, 25 de agosto, a pesquisadora e consulta em Pastoral Escolar e Ensino Religioso, Francine Porfírio, fala sobre “Desafios e relacionamentos na catequese”

Pesquisadora e palestrante sobre comportamento moral, habilidades sociais, práticas parentais/educacionais e cultura da não violência (com ênfase na prevenção de comportamentos antissociais), Francine é psicóloga e especialista em Psicologia Clínica na abordagem da Análise do Comportamento (FEPAR); especialista em Assessoria Linguística (ITECNE); especialista em Pedagogia: Gestão e Docência (PUCPR); mestranda em Educação (UFPR); consultora em Pastoral Escolar e Ensino Religioso, além de assessora editorial (análise de originais e parecer para editoras).

Na quarta-feira, 26 de agosto, o professor Bruno Tamancoldi aborda o tema “Nos caminhos da Igreja – Formação permanente da fé”

Graduado em História pela Universidade Católica de Petrópolis (2008); Bruno possui pós-graduação em Teologia pela Universidade Católica de Petrópolis (2012) e mestrado em Educação pela mesma instituição (2013). Atualmente é professor da Rede Privada de Educação e da Prefeitura Municipal de Petrópolis. Coordenador do curso de História presencial e EaD, e também, da Pós-graduação lato sensu em História do Cristianismo (presencial e EaD) na Universidade Católica de Petrópolis, além de ser professor auxiliar de ensino superior dos Cursos de História e Teologia. É componente do NDE’s dos cursos de Letras, Música e Teologia, além de ser membro do Conselho Acadêmico Universitário da mesma intuição.

Na quinta-feira, 27 de agosto, Pe. Thiago Faccini Paro fala sobre “As celebrações do RICA (Ritual de Iniciação Cristã de Adultos)”

Mestre em Teologia pela PUCSP, além de possui graduação em Pedagogia – Faculdades Integradas Soares de Oliveira (2005), Pe. Thiago tem especialização em Espaço Litúrgico e Arte Sacra pela PUCRS (2008), graduação em Teologia pela Associação Rio-Pretense Católica de Ensino (2009), especialização em Liturgia Ciência e Cultura pela PUCSP (2014). Secretário Executivo da ASLI (Associação dos Litúrgistas do Brasil) e assessor do Setor de Espaço Litúrgico da Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da CNBB. Ainda é o autor da coleção de manuais de catequese “O Caminho” e do livros “As celebrações do RICA, conhecer para bem celebrar”, “Conhecer a FÉ que Professamos” e “Catequese e Liturgia na Iniciação Cristã”, publicados pela Editora Vozes.

Na sexta-feira, 28 de agosto, Débora Pupo fala sobre “Coordenação de catequese… Sobre o que estamos falando?”

Débora Pupo é coordenadora Regional da Dimensão Bíblico-Catequética do Regional Sul 2, da CNBB e autora da coleção “Crescer em Comunhão” e dos livros: “Catequese… Sobre o que estamos falando mesmo?” e “Celebrações no Itinerário Catequético… Sobre o que estamos falado?”, todos publicados pela Editora Vozes. Bacharel em Teologia, pela Faculdade Missioneira do Paraná, a colunista também é mestre na mesma área, formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Curitiba, tendo como título de sua dissertação: “Iniciação Cristã e Catequese com adultos: um caminho para o discipulado”.. A palestrante é autora da Editora Vozes e reside em Curitiba – PR.

Não deixe de acompanhar o blog da Catequese:
https://www.blogdacatequese.com.br