Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Vocacionados se encontram no Convento do Rio

03/10/2017

Notícias

sav_031017

Os vocacionados do Serviço de Animação do Rio de Janeiro tiveram, no último final de semana, mais uma oportunidade de vivenciar a vida religiosa franciscana em dois momentos: missão, tríduo e ordenação sacerdotal de Frei Alan Maia, e no encontro mensal no Convento Santo Antônio. Frei Róger Brunorio e Frei Alan são os animadores vocacionais e este serviço promove atividades cujo objetivo é dar ao vocacionado a oportunidade de conhecer a vida religiosa franciscana. Sendo assim, o vocacionado, por meio da formação pessoal e comunitária, poderá fazer o seu discernimento vocacional, bem como experimentar a vida fraterna, conhecer a diversidade de atividades pastorais e os variados modos da presença dos Frades Menores na evangelização. O encontro teve a participação do missionário Frei Aloísio Paulo dos Santos, que falou da missão em Angola, de Frei José Pereira, que é o guardião do Convento do Rio, e Frei Antônio Otávio Pereira, ou Frei Tatá, frade do Convento.

“A experiência que tive na ordenação do Frei Alan foi transcendental. De fato, seria impossível sair da Celebração Eucarística da mesma forma que cheguei. Como vocacionado franciscano não poderia ter tido outro sentimento senão o de confiança no Senhor que nos chama para o serviço”, disse o vocacionado Paulo André.

Já Matheus, estudante de História e iniciando a sua caminhada vocacional, participou pela primeira vez do encontro: “Foi um momento de formação, partilha e oração, onde foram apresentadas as diversas formas de ser franciscano e a necessidade da fraternidade, humildade e serviço ao próximo no seguimento de Cristo, a exemplo de Francisco e Clara. Partilhamos textos que nos fazem refletir sobre a nossa vida e nossa vocação”.

sav_031017_2

“Foi tocante ver a união dos frades ao celebrarem o ingresso de mais um sacerdote à Ordem dos Presbíteros, tendo a presidência de D. Orani Tempesta, cardeal da cidade do Rio. A simplicidade da celebração desta grandeza espiritual e a humildade e despojamento de Frei Alan, que, já sendo sacerdote, pediu orações para seu presbiterato e, quando necessário, de corrigi-lo foram momentos que, além de marcarem profundamente, contribuíram ainda mais para a edificação da minha caminhada vocacional”, confessou Raphael.

Para o Igor, a participação na missão que preparou a ordenação de Frei Alan é um divisor de águas “em meu caminho de discernimento onde pude ter mais conhecimento da vivência em fraternidade e o seu modo de vida. Com essa participação, pude ter a sensibilidade de notar o quão o nosso povo é necessitado de pessoas que levem até eles o evangelho, um abraço, um pequeno momento de conforto. Nos dias de visitas as casas, ficou nítida também a fé do povo, uma fé calorosa, uma fé que apesar de todas as situações e limitações não se deixava abalar, lembrando-me das igrejas primitivas, onde o povo se reunia em locais adversos para louvar e agradecer a Deus e cumprindo-se a ordem que o Senhor nos deixou para irmos de dois a dois e anunciarmos a todos a alegria do evangelho”.

O vocacionado Luan também revelou que foram dois momentos muito motivadores. “Na reflexão do encontro tivemos um texto provocativo – ‘demolir os ídolos’ -, que nos ajuda a voltarmos o nosso olhar para aquilo que é sagrado”, completou.

Os encontros são mensais e acontecem na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, na Rocinha, e no Convento Santo Antônio, no Largo da Carioca.

Equipe de Animação Vocacional do Rio