Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Miguel Kleinhans em visita aos Canarinhos e Nilópolis

21/05/2018

Notícias

canarinhos_210518_g

O Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis recebeu o Visitador Geral, Frei Miguel Kleinhans, na semana passada. O frade, que está em visita canônica nesta Província da Imaculada, ficou impressionado com o trabalho dos coros de meninos e meninas do Instituto fundado por Frei Leto Bienias, frade alemão como Frei Miguel. O Coral dos Canarinhos cantará durante o Capítulo Provincial, que será realizado de 12 a 21 de novembro no Seminário Santo Antônio, em Agudos (SP).

O maestro e organista Marco Aurélio Lischt apresentou os corais a Frei Miguel. Hoje, o Instituto Meninos Cantores de Petrópolis pertence à Associação Franciscana Bom Jesus, com sede em Curitiba.

Fundado em 1942, o Coral conta com 18 CDs gravados, sendo os dois últimos em 2012, durante as comemorações pelos 70 anos. Destaque para o CD “Reflexos do Brasil”, trabalho inédito que reúne músicas sacras brasileiras, todas contemporâneas. No currículo, estão listadas apresentações memoráveis. Por três vezes, os meninos cantaram para o Papa João Paulo II (nos anos 1980, em 1997 e em 2000). Entre os concertos de maior destaque estão o show realizado no Palácio Quitandinha, em dezembro de 2009, com a Orquestra Filarmônica de Petrópolis; e a participação no Projeto Aquarius, em 2005, na praia de Copacabana, junto com a Orquestra Petrobras Sinfônica e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

Para o Capítulo Provincial foi escolhido como tema ‘Minoridade Franciscana – lugar de encontro e comunhão’ e o lema ‘Sejam chamados Irmãos Menores’, tendo como inspiração a Regra não Bulada 6,3.

Frei Miguel visita a Paróquia Aparecida de Nilópolis e a Rádio Mirandela

O Visitador Geral esteve presente na manhã do sábado, 19, na Rádio Mirandela 98,7 FM, em Nilópolis e concedeu uma entrevista aos ouvintes na programação matinal do programa Perfeita Alegria.  A entrevista foi conduzida por Jefferson Machado e contou com a presença do Frei Cid Tadeu Passos, Vigário Paroquial.

Frei Miguel, com seu jeito manso de comunicar, falou que sua missão é animar as fraternidades e os paroquianos e avaliar junto com os frades os sinais do tempo para que, em assembleia da fraternidade, possa estabelecer novas linhas de ação evangelizadora.

A sua missão de visitação teve inicio em fevereiro desse ano, iniciando pelas paróquias de Santa Catarina e Paraná. Neste mês está visitando as paróquias da Baixada Fluminense, depois a cidade do Rio de Janeiro. Também irá visitar as paróquias do Espírito Santo e terminará as sua visitação nas paróquias do Estado de São Paulo.

A realidade das paróquias visitadas até o momento por Frei Miguel lhe chama a atenção. Em comparação com a sua realidade vivida no Nordeste, a visita faz com que ele se sinta no exterior, pois são culturas bem diferentes. Na Baixada Fluminense, foi a densidade demográfica que lhe deixou impressionado. Mesmo entre as paróquias da Baixada Fluminense já existem diferenças, pois em algumas a pobreza é mais evidente.

Confira a entrevista abaixo: