Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Visita do Ministro Provincial à Fraternidade São Boaventura

29/04/2013

Notícias

Bendito aquele que vem em nome do Senhor! Entre os dias 26 e 29 de abril, a Fraternidade São Boaventura, de Rondinha, teve a imensa alegria e satisfação de receber a visita de Frei Fidêncio Vanböemmel, Ministro Provincial. Foram dias de excelente convívio e de muitas graças para todos.

No sábado, após a Missa e o convívio no café da manhã, os frades formandos participaram de uma roda de conversa com Frei Fidêncio. O Provincial relatou um pouco de suas atividades, desde o Capítulo da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola (FIMDA) até aquele presente momento; fez diversos comentários acerca da temática da formação inicial e permanente; e abriu espaço para dúvidas e perguntas no tocante ao processo de formação da Província.

A conversa foi edificante para ambas as partes, pois ficou evidente a importância de se tomar a sério e de forma comprometida o processo formativo, não só nas etapas iniciais, mas também e, sobretudo, ao longo da vida consagrada. E esse encontro encerrou-se com uma deliciosa feijoada, resquício da “Feijoada dos Freis’, realizada no dia 14 próximo passado, a título de grande confraternização com aqueles mais próximos à fraternidade (aproximadamente 80 pessoas).

No Dia do Senhor, 5° Domingo da Páscoa, a Fraternidade esteve em festa, pois, pelas mãos de Frei Fidêncio, os dez frades estudantes do 1° ano de profissão temporária receberam os ministérios do Leitorado e do Acolitado. Foi destacado a importância dessa confirmação da Santa Igreja em relação a tais serviços que os frades solicitamente prestam em suas atividades pastorais; e o quanto significa para cada consagrado essa adesão às Ordens Menores.

Foi uma belíssima celebração, ainda mais devido à Capela estar completamente cheia, não somente com aqueles que fielmente frequentam essa casa, mas também contando com os amigos e visitantes das comunidades vizinhas onde os frades exercem suas atividades pastorais.

A comemoração prosseguiu com um churrasco bastante simples, porém igualmente saboroso. O clima esteve bastante favorável, e propiciou uma excelente tarde de repouso para todos. À noite, após a Adoração ao Santíssimo Sacramento, a Fraternidade fez seu recreio festivo contando também com a visita dos confrades da fraternidade vizinha (Bom Jesus da Aldeia).

E a visita terminou com o almoço da segunda-feira, feito dentro da normalidade e sobriedade que o carisma requer. Ficam aqui registrados o profundo agradecimento a Frei Fidêncio pela disponibilidade e pela presença sempre tão terna e fraterna; e os votos de que os confrades recém-instituídos Leitores e Acólitos da Santa Madre Igreja sejam perseverantes e muito felizes nesses ministérios tão importantes no serviço junto ao Povo de Deus, Corpo Místico de Cristo. Paz e Bem.