Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Vinde e vede”: Termina experiência das Fraternidades de Acolhimento Vocacional

31/07/2023

Notícias

Nesta segunda-feira (31/07), os aspirantes concluíram a experiência das Fraternidades de Acolhimento Vocacional (FAV´s) e retornaram ao Aspirantado São Francisco de Assis, em Ituporanga (SC), para a conclusão formativa desta etapa neste semestre. Enviados “dois a dois” (cf. Lc 10), os aspirantes tiveram a oportunidade de realizar esta fase do itinerário formativo para discernir com mais clareza a suas vocações nas diferentes Fraternidades Franciscanas na região Sul do Brasil.

Foram dois meses marcantes na vida desses jovens, que enviados no dia 6 de junho de 2023, tiveram a oportunidade de conviver com outros frades, conhecer novas culturas e novas realidades. Saborearam comidas típicas, participaram de Celebrações Eucarísticas em diferentes comunidades. Interagiram com os fiéis, e colaboraram nos serviços pastorais, participando ativamente da rotina dos frades nas diferentes Fraternidades.

O convite das Fraternidades, tendo como base o “Vinde e Vede” (cf. Jo 1, 39), possibilitou aos aspirantes realizar esta experiência na caminhada na Ordem dos Frades Menores. Percorreram um frutuoso caminho, aprofundando-se no mistério de Cristo, na espiritualidade franciscana e no conhecimento de si próprios. Os desafios não os desanimaram, mas serviram de auxílio para superarem suas dificuldades, lembrando sempre que estarão acompanhados de um irmão e de uma Fraternidade para os animarem.

O Aspirantado São Francisco de Assis agradece a todos os frades das Fraternidades de Acolhimento, que são:

(toque nas imagens para ampliá-las)

Concórdia (SC): Frei Alex Sandro Ciarnoscki, Frei Alisson Luiz Zanetti e Frei Délcio Francisco Lorenzetti;

Lages (SC): Frei Arlindo Oliveira Campos, Frei Ervino Girardi, Frei Genildo Provin, Frei Rafael Spricigo e Frei Vilmar Alves da Silva;

Ituporanga (SC): Frei Marcos Prado dos Santos, Frei Mário Stein, Frei Tarcísio Geraldo Theiss e Frei Valdir Laurentino;

Santo Amaro da Imperatriz (SC): Frei Elias Dalla Rosa, Frei Gentil de Lima Branco, Frei Germano Guesser e Frei Nilton Decker;

Chopinzinho (PR): Frei Olivo Marafon, Frei Diomedes Basi, Frei Junior Mendes e Frei João Gualberto Spohn.

Fizeram a experiência das FAV’s os seguintes aspirantes: Allan Henrique Santos, Luciano Ferreira Leite, Francisco Ivan da Silva Júnior, Gabriel dos Santos Filiposki, Levy Allex Gomes Vitorino, Luis Naldo Rodrigues da Conceição, Rafael dos Santos Meduna e Mateus Henrique Fuck, por concluirem mais uma etapa.


Equipe de Comunicação do Aspirantado.