Vaticano reconhece martírio de Dom Oscar Romero
04/02/2015
O papa Francisco autorizou na manhã do dia 3 de fevereiro, a publicação do reconhecimento do martírio do Servo de Deus, Dom Oscar Arnolfo Galdámez Romero, arcebispo de El Salvador (América Central). A promulgação do decreto ocorre após 9 anos, e possibilitará o início do processo da causa de beatificação de Dom Romero. O postulador da causa é o presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Vincenzo Paglia.
A decisão do papa Francisco foi apresentada durante audiência privada com o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal Angelo Amato.
Defensor dos pobres
Natural de Barrios, em São Miguel, dom Oscar Romero nasceu em 15 de agosto de 1917. O arcebispo foi assassinado brutalmente em 24 de março de 1980, por um franco-atirador, durante homilia na capela do hospital do câncer La Divina Providencia, em São Salvador. O arcebispo teve intensa atuação na defesa dos mais pobres e desprotegidos no conflito armado salvadorenho ocorrido no período de 1980 a 1992.
Em 1996, foi apresentado o processo de beatificação de dom Romero pela Congregação para a Causa dos Santos, mas somente em 2006, houve autorização da Congregação para a Doutrina da Fé. Na diocese salvadorenha, o processo em sua fase diocesana iniciou em 1990.
Fonte: Site da CNBB com informações da Santa Sé.