Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

EaD/USF promove a Semana Internacional de Teologia

27/10/2020

Notícias

A Universidade São Francisco (USF) promoverá o evento Semana Internacional de Teologia – EAD/USF, cujo tema será Pés descalços sobre terra vermelha: à procura do Novo Mundo de Deus (Um tributo a Dom Pedro Casaldáliga), do dia 28 a 31 de outubro, através do canal oficial do YouTube da USF.

O teólogo e a teóloga contemporâneos, que se entendem herdeiros da mais autêntica tradição profética bíblica, assumem, como tarefa urgente, responder, com palavras da fé encarnada e atos do amor feito corpo (píste kay érga), aos desafios que afligem o nosso tempo e a nossa gente, e ainda ameaçam a vida em todo o planeta, nossa frágil casa comum.

A exploração do trabalhador pelo avanço desumanizador do capitalismo (LS, 51) compromete de maneira feroz a dignidade humana. A redução da Criação a mera fonte geradora de lucro, e o ser humano a mero instrumento laboral, desfigura a imagem e semelhança do Criador em nós (LS, 65) e ainda ameaça nos destituir definitivamente da nossa vocação de cuidadores e cuidadoras do jardim de Deus.

O recente falecimento do bispo emérito de São Félix do Araguaia, Dom Pedro Casaldáliga, sensibilizou de maneira pungente a todos nós que abraçamos o mesmo ideal de prática da Justiça e de defesa da Paz no Continente Latino-Americano.

Dom Pedro é uma referência para quem deseja cumprir corajosamente sua vocação teológico-pastoral num contexto de tremenda exploração social e econômica, no qual as liberdades individuais e coletivas são drasticamente cerceadas por pessoas inescrupulosas e seus projetos diabólicos.

É trilhando as sendas da nossa morena terra ameríndia, tingida do sangue dos que mais a amaram, que celebraremos a Primeira Semana de Teologia da USF, em busca do Novo Mundo de Deus.
Nos derradeiros dias de outubro, tão ecumenicamente simbólicos, nossa semana teológica abrirá um fraterno espaço para acolher aqueles e aquelas que, atentos à voz do mesmo Deus que vocacionou Dom Pedro Casaldáliga, quisermos repensar e, quem sabe, redefinir solidariamente nosso papel na construção de um novo mundo ecumênico e ecológico.
Qual será nossa resposta para anunciar e construir o Novo Mundo de Deus hoje?


Palestrantes

Allan da Silva Coelho – É professor e orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade São Francisco – USF e membro dos grupos de pesquisa: Religião e Educação; Críticos da Modernidade. Pesquisa com abordagem filosófica o pensamento crítico latino-americano, em especial a partir das epistemologias divergentes e alternativas e com a crítica da Modernidade, estudando os temas: capitalismo como religião, pensamento mítico-teológico, perspectivas anticapitalistas na educação, concepções de ensino de filosofia, cristianismo da libertação e fundamentos filosóficos das lutas populares pelos direitos humanos.

Benedito Ferraro  Possui graduação em Filosofia pelo Seminário Central do Ipiranga (1967), graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1970), graduação em Bacharelado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1969), graduação em Licenciatura em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971) doutorado em Teologia pela University Fribourg (1975) Presidente do Centro Ecumênico de Serviços à evangelização e Educação Popular. Tem experiência na área de Teologia , com ênfase em Teologia Sistemática.

Thadeu da Silva Souza – E jesuíta, possui graduação em filosofia pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (UNIFEG) e mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Atualmente desenvolve pesquisas na área de ética no programa de pós-graduação em filosofia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em Belo Horizonte.

Adonis de Lima Favari  Possui graduação em História pela Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista (2013) e Pós – Graduação Lato sensu em História, Sociedade e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC – SP (2016). Atualmente é professor da Escola Municipal Prof° Adão de Lima, Profª Othilia Fornari de Lima. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História.

Luiz Carlos Ramos  Doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2005); mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1996); graduação em Bacharelado em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul / Universidade Mackenzie (1983); graduação em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (2007). E autor de “A pregação na Idade Mídia: desafios da Sociedade do Espetáculo para a Homilética contemporânea”, pela Editeo. Tem experiência na área de Teologia, Ciências da Religião, com ênfase em Práxis e Sociedade e Comunicação Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Fenômeno Religioso, Teologia Fundamental, Ecumenismo, Ética, Bioética, Liturgia, Homilética, Comunicação e Metodologia Científica de Pesquisa. (http://www.luizcarlosramos.net).

Renato Adriano Pezenti – Possui Licenciatura Plena em Filosofia (2005), Bacharelado em Teologia (2009), Especialização em Gestão Educacional, iniciou mestrado em Exegese Bíblica pelo Pontificium Institutum Biblicum de Roma, é mestrando em Educação pela USF e membro do Grupo de Pesquisa Educação e Ética: aproximações, convergências, transversalidades da USF. Possui experiência internacional, viveu dois anos na Itália (Roma) para estudos de pós-graduação; três meses nos Estados Unidos (Chicago) para aprofundamento da língua inglesa e três meses na França (Estrasburgo) para aprofundamento da língua francesa. Atuou como sacerdote franciscano durante cinco anos nos estados do sul e sudeste do Brasil e na Itália dedicando-se especialmente à formação de lideranças juvenis, produção de materiais formativos, atuação junto a diversos meios de comunicação e à gestão escolar.

Tatiane de Souza Mendonça – Professora Tutora Presencial de Teologia na Universidade São Francisco. Professora de Ensino Religioso e Coordenadora Pastoral no Externato São José. Formação pela USP e PUC-SP: MBA em Gestão Educacional pela USP. Bacharel em Teologia com biênio em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Licenciatura em filosofia pela Rede de Educação Claretiano.

Ivenise Teresinha Gonzaga Santinon – Doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2009), Mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e Graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas(1999). Atua como professora da Faculdade de Teologia, na PUC – Campinas, com atividade docente em disciplinas da teologia e na antropologia teológica. Estuda temas da teologia, das ciências da religião, das relações de gênero e da humanização. Membro da SOTER – Sociedade Brasileira de Teologia e Ciências da Religião; Integrante da Rede Latino Americana de teólogos e teólogas pastoralistas do CEBITEPAL – CELAM – Bogotá; do Grupo de Reflexão e de Assessoria Teológica da Comissão Pastoral para o Laicato da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos dos Brasil; e da Rede de Assessores/as do CEFEP – Centro Nacional de Fé e Política “D. Helder Câmara”,da CNBB. Membro fundadora do Coletivo Nacional de Teólogas Feministas – TeoMulher.

Lucas da Silveira Andrade  Cursando Mestrado em Educação na Universidade São Francisco. Formado em História pela FESB, estudou teologia como Seminarista da Diocese de Bragança Paulista na PUC Campinas, especialista em Teologia e História das Religiões e em História da Cultura Afro brasileira. Supervisor de tutoria online e Tutor EaD e PeD da Universidade São Francisco. Leciona História de Israel e História da Igreja, na Escola de Teologia da Diocese de Bragança Paulista Professor na rede pública do Estado de São Paulo na matéria de História. Atualmente também participa do grupo de pesquisa sobre Fetichismo e Sociedade de Consumo: Perspectivas críticas dos “modos de ser” humano na convergência de crises social, climática e econômica.

Francisco Orofino – É biblista e educador popular. Assessora grupos populares e comunidades de base nos municípios da Baixada Fluminense. É autor de vários livros e leciona em Institutos de Teologia voltados para a formação de leigos. Fez doutorado em Teologia Bíblica na PUC-Rio (2000). É professor de Teologia Bíblica no Instituto Paulo VI, na diocese de Nova Iguaçu, RJ.

Luiz Augusto Passos  Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora Medianeira (1970), graduação em Teologia – Colégio Máximo Cristo Rei (1974), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1990), doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1997) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente, Aposentado e Professor Pesquisador Associado do Programa de Pós Graduação Mestrado e Doutorado, voluntário, da Universidade Federal de Mato Grosso, atua no Grupo de Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais e educação, fenomenologia merleaupontyana, coordena Rede Merleau-Ponty e Paulo Freire voltada a Antropologia educacional e situações exclusão, ambientais e Direitos Humanos. Projeto Humusidade.

Gean Carlos dos Santos – É Doutor em Teologia Sistemática pela PUC Rio. Pesquisa sobre a relação entre as Ciências da Vida e a Teologia, especialmente sobre A profundidade da Vida com suas Interfaces e aproximações desde o Paradigma ecológico. Tem Mestrado em Teologia Sistemática pela PUC Rio. Possui experiência na área de Teologia Sistemática, Assessora comunidades e movimentos de alto risco. É Especialista Transdisciplinar em Teologia, Educação e Ecologia pelo ITF. Graduado em Filosofia pela Universidade São Francisco USF de São Paulo. Tem Bacharelado em Teologia pelo ITF de Petrópolis, RJ.


VEJA COMO PARTICIPAR E A PROGRAMAÇÃO NO SITE

https://www.usf.edu.br/eventos/eventos-exibir/170250165/semana+internacional+de+teologia+eadusf.htm?pre=0#conteudoInternas