USF realiza Semana de Planejamento Pedagógico e Formação para o 2º semestre
06/08/2024
A Universidade São Francisco (USF) promoveu, de 29 de julho a 02 de agosto, a Semana de Planejamento Pedagógico e Formação, com o tema “Imersão no C@mpus Digital – Explorando novos espaços e processos de aprendizagem”, com atividades para todos os docentes e colaboradores.
Na terça-feira, 30 de julho, ocorreu a recepção oficial com a participação da Reitoria da Universidade e da Mantenedora. O evento foi realizado no Salão Nobre do câmpus Bragança Paulista, com transmissão para os outros câmpus da USF, e contou com a presença do diretor-presidente da Casa de Nossa Senhora da Paz – Ação Social Franciscana (CNSP – ASF), Frei Daniel Dellandrea, do reitor, Frei Gilberto Gonçalves Garcia, do vice-reitor Frei Thiago Alexandre Hayakawa, do pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi, e do pró-reitor de Administração e Planejamento, professor Adriel de Moura Cabral, além dos diretores de câmpus, docentes e colaboradores.
Durante a abertura, o reitor apresentou um panorama das mudanças de políticas públicas para o setor de aprendizagem e seus desafios. “Vamos seguir em frente, tornando a nossa Universidade São Francisco cada vez mais um espaço acadêmico de qualidade e de compromisso com valores sociais fundamentais, que estão muito bem descritos e apresentados pela moldura da espiritualidade franciscana de São Francisco de Assis, que todos aqui conhecemos muito bem”, comentou Frei Gilberto.
O presidente da mantenedora destacou a presença franciscana na educação superior brasileira e a missão da USF neste cenário. “Observando os temas das muitas oficinas, pude concluir que todas estão direcionadas àquilo que acreditamos em nossa missão, a missão da USF, que é educar para a paz e o bem, com excelência acadêmica, pluralismo, inovação e sustentabilidade. Esta missão deverá ser o propósito que ilumina toda a Semana Pedagógica. É ela que nos ajudará a manter um objetivo comum e conceber um projeto muito maior do que às vezes imaginamos. Pertencer a esta instituição de ensino superior, uma instituição franciscana, é acreditar neste projeto de educar para a paz e o bem, com excelência acadêmica, pluralismo, inovação e sustentabilidade. Existimos por causa deste projeto. E aqui faço um convite: sintam-se todos cooperadores desta nobre missão”, ressaltou frei Daniel.
Para o vice-reitor, a política pública da curricularização da extensão foi um marco importante no primeiro semestre deste ano, com o trabalho desenvolvido pelos docentes e analistas que participaram do projeto. “Todo esse trabalho da curricularização tem potencializado algo que acredito ser uma marca da Universidade de São Francisco. Essa marca é justamente a produção de conhecimento em franco diálogo com a sociedade. Os relatos que recebemos mostram como esse processo de curricularização, por meio dos componentes extensionistas, tem trazido a comunidade para dentro da instituição”, explicou Frei Thiago.
Para o pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi, a Semana de Planejamento é fundamental para o bom desenvolvimento do semestre. “Preparar o nosso semestre ao longo dos últimos anos tem sido sempre baseado na premissa de que somos uma universidade em formação. Isso é decisivo, pois assumimos que a formação é importante não somente para os nossos estudantes, mas também para o nosso corpo docente e administrativo. Com certeza, já estamos em um outro patamar de instituição. A formação, no entanto, não termina nesta semana; ela continua. Portanto, façam bom uso das oportunidades, aproveite e dedique-se, para que possamos começar bem este semestre na próxima semana”, disse o pró-reitor.
O pró-reitor de Administração e Planejamento, professor Adriel de Moura Cabral, destacou a relevância da USF no cenário da educação superior, com a marca de 26 mil estudantes. “Essa conquista é resultado do esforço de todo o time, tanto da parte acadêmica quanto da administrativa, do corpo da Universidade de São Francisco e da nossa mantenedora. Não alcançamos esse número de estudantes e esse patamar sem o empenho e a dedicação de cada um de vocês no dia a dia junto aos nossos alunos. Esse é o resultado do trabalho de todos”, afirmou o professor Adriel, que tambén agradeceu o empenho dos funcionários. “Gostaria de agradecer, especialmente durante esta Semana Pedagógica, ao nosso corpo técnico-administrativo. Enquanto muitos de nós estávamos de férias, eles estavam batalhando, correndo com as preparações para o novo semestre que está começando”, ressaltou.
A Semana Pedagógica ofereceu, ao longo de cinco dias, 38 atividades voltadas para docentes e o corpo técnico-administrativo, atraindo mais de 2 mil participantes.
Ana Paula Moreira- Assessoria USF