Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

USF realiza o 1º Retiro Universitário em Campinas

30/03/2017

Notícias

usf_300317

O Núcleo de Pastoral Universitária realizou no último dia 25 de março, no Campus Campinas-Swift,  o 1º Retiro Universitário da Universidade São Francisco (USF). Os participantes tiveram como assessor Frei Vitório Mazzuco, o Mestre em Espiritualidade Franciscana e diretor vice-presidente da Associação Nossa Senhora da Paz, mantenedora da Universidade.

A Pastoral Universitária atua em toda a Universidade São Francisco (USF) como assessoria da Chancelaria em atenção aos apelos da Igreja e da Ordem Franciscana, que abraçou, no último Capítulo/Assembleia Provincial, a Educação como uma das cinco frentes da missão evangelizadora. A Pastoral é motivadora constante do diferencial “franciscano” desta Instituição de Ensino e é composta por um Coordenador designado pela Chancelaria e membros encarregados das atividades ordinárias do setor.

Segundo o aluno Vilmar Damasceno Santos, do 7° semestre de Engenharia Química, do Campus de Itatiba da USF, é gratificante estudar numa entidade católica, preocupada com o lado espiritual de seus estudantes, funcionários e amigos, que podem participar de um retiro universitário.  “Diante da proposta de viver um deserto espiritual que vem de encontro à Quaresma, tempo de reflexão, interiorização, silêncio e, acima de tudo, mudança de vida, percebemos nesse retiro a grandeza da espiritualidade e do recolhimento interior diante da agitação do dia a dia. Não é fácil apertar o freio da vida quando se está correndo há muito tempo, para se desconectar do mundo externo e se religar ao mundo interno”, avaliar Vilmar.

usf_300317_2

Para ele, a simplicidade de um retiro como este consegue “nos desmontar de nossa arrogância, prepotência, soberba”, acredita. “Poucas pessoas, poucas palavras, poucas músicas, mas com riqueza de momentos. Cada instante foi único e de valor inestimável, pois a recompensa desses momentos são inatingíveis, e ficam gravadas no coração e na alma de quem teve a graça de vivenciar esse retiro”.

Vilmar espera outros encontros como esse para proporcionar aos participantes experiências que elevarão a alta estima. “Consequentemente enxergar o mundo de outra forma e ser a diferença nele. Que venham os próximos encontros e que mais pessoas bebam dessa fonte aberta. Pergunto: ‘Quem é você?’ Venha descobrir no próximo encontro. Paz e bem!”, completou o estudante de Engenharia Química.

Já para Tatiane Civitanova Casseli, aluna do 9º semestre do Curso de Direito, no campus Bragança Paulista, esse 1º Retiro Universitário foi uma “experiência incrível”, além do aprendizado sobre a espiritualidade franciscana. “A parte que me chamou mais atenção foi o momento da meditação, onde tive a oportunidade de poder me encontrar um pouco mais e me entender um pouco mais, encontrando com isso uma paz que fazia tempo que não sentia. E mais, essa meditação foi importante porque, por um momento, deixamos nosso egoísmo de lado e aprendemos a ter uma disciplina espiritual, lembrando sempre que outros também precisam de nós”, confessou.

Segundo a estudante, o 1º Retiro foi uma experiência que procurava, e que conseguiu encontrar, conseguindo com isso paz interior.

Sandra Regina Gurgueira, colaboradora da Central de Coordenações no campus Campinas-Cambuí, fez questão de agradecer aos promotores deste Retiro. “Para mim significou, em primeiro lugar, a capacidade de fazer melhores escolhas. Escolhi cuidar de mim. Esse período de 8 horas significou o início de um novo caminho pessoal na busca de minha verdadeira essência em acordo com minha expectativa. É incrível ser olhada e me olhar com amor. Aprender a aprender e aprender a me ensinar, através das afirmações, o que realmente é importante. E sou um ser único e especial, em Deus, quero dizer: Espiritualmente. Obrigada!”, completou Sandra.

 

A Pastoral Universitária agradece a todos os participantes e os envolvidos na realização deste Retiro.