Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

USF realiza abertura da Semana de Planejamento Pedagógico e Formação com o tema Educação para a Paz

06/02/2024

Notícias

A Universidade São Francisco (USF) promoveu nesta segunda-feira, dia 5 de fevereiro, a abertura oficial da Semana de Planejamento Pedagógico e Formação, com o tema “Educação para a Paz: Transformação e Inovação no Ensino Superior”.

O evento foi realizado no Salão Nobre do Câmpus Bragança Paulista, com transmissão para os outros câmpus da USF e contou com a presença do reitor, Frei Gilberto Gonçalves Garcia, do Vice-reitor e Presidente da Mantenedora, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, do Diretor-Vice-presidente, Frei Vitorio Mazzuco Filho, do Diretor Administrativo, Frei Alvaci Mendes da Luz, do Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi e do Pró-Reitor de Administração e Planejamento, professor Adriel de Moura Cabral, além dos diretores de Câmpus, docentes e colaboradores.

Durante a abertura, o reitor desejou bom retorno a todos os participantes e agradeceu a colaboração de todos. “Que este ano seja tão bom como o ano que passou. Quero cumprimentar todos os docentes que tem apoiado essa instituição. Aqueles e aquelas que são de fato responsáveis pela política da instituição e o contato com os nossos alunos, a nossa missão aqui na Universidade São Francisco”, ressaltou.

A palestra de abertura foi ministrada pelo Vigário Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, Frei Gustavo Wayand Medella, que abordou a educação para a paz, no contexto da educação franciscana. “Educar para Paz no ensino superior implica, portanto, transmitir a consciência de que toda área do saber, profissão, carreira e qualificação podem ser abraçadas a partir da ótica fecunda e realizadora do serviço. As Diretrizes Gerais para a Educação Franciscana, no Documento ‘Ide Ensinai”, de 2009, da Ordem dos Frades Menores, vem recordar que ‘A pessoa se revela não como um ser solitário, autossuficiente nem absoluto, mas como um centro ou um núcleo de relações com o mundo, os seres humanos, o Transcendente e consigo mesmo. Estas relações se interagem e se integram na promoção do crescimento do ser humano. […] Francisco de Assis, a partir desta perspectiva, é um modelo de integração consigo mesmo e com os outros. De fato, a forte experiência de Deus como Pai e Sumo Bem o levou a uma atitude de agradecimento e de louvor ao Criador por suas maravilhas e o fez irmão de todos os homens e de todas as criaturas’.Para uma cifra significativa de pessoas, a vida familiar e social não passa de comodismos lamentáveis, de experiências sofríveis, de relações tóxicas alimentadas por carências e inseguranças. A missão de educar para a Paz denota um conjunto de escolhas, principalmente em favor dos que vivem nas periferias, das pessoas menos assistidas, dos sem teto, dos famintos e dos abandonados”, destacou Frei Gustavo.

Na sequência, o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi apresentou novidades aos docentes, como a nova configuração das matrizes curriculares e o novo C@mpus Digital, diante do cenário das novas tecnologias. “Vamos ter um novo ambiente virtual de aprendizagem. Demos o nome de C@mpus Digital. A ideia que a Universidade tem apenas cinco câmpus, mas temos um sexto câmpus, que é um grande ponto de encontro da diversidade, dos modelos de ensino, em que toda a comunidade pode se encontrar”, explicou ao público.

O Pró-Reitor de Administração e Planejamento destacou os desafios do ensino superior e também a inauguração do Câmpus Sagrado, que ocorre em março no bairro Nova Campinas. “Que possamos iniciar um novo ciclo, com bastante energia, com dinamismo com inovação. É um desafio gostoso aprender coisas novas e a instituição sempre passa por desafios, mas temos obtidos bons números, temos mantido nosso planejamento e conseguimos com investimentos a abertura de novos polos e a inauguração em março de um novo câmpus em Campinas”, detalhou pró-reitor.

O encerramento foi realizado pelo presidente da Mantenedora e vice-reitor, Frei Thiago, que abordou o cenário de transformação da educação superior e apresentou as atividades de acolhida aos calouros, que começam no próximo dia 15 de fevereiro. “A marca dos nossos egressos é o humanismo. Todos falam a partir do cuidado, da responsabilidade, das relações que estabeleceram. Há um tempo atrás, a gente fazia questão de dizer do compromisso da Instituição em formar profissionais e esse discurso está sendo substituído em formar sujeitos comprometidos com a sociedade, com o lugar onde convivem. O Frei Gustavo ao abrir mais um ano acadêmico, trazendo a reflexão, o desafio, o compromisso da nossa instituição como entidade franciscana, vem justamente para destacar essa responsabilidade que todos temos”, finalizou Frei Thiago.

Ao longo desta semana serão realizadas oficinas e palestras aos docentes e colaboradores da USF.


Ana Paula Moreira de Souza