Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

USF promove Noites de Oração Inter-religiosa pela paz no mundo

31/10/2022

Notícias

“Há 36 anos, no dia 27 de outubro de 1986, o Papa João Paulo II, reunia em Assis, a Cidade da Paz, dezenas de líderes religiosos para orar pela Paz no Mundo. O evento ficou amplamente conhecido e divulgado nas mídias cristãs e não cristãs. Ali que se criou o termo Espírito de Assis para lembrar a constante necessidade de buscar a Paz, a fraternidade universal, tão queridas pelo jovem: Francisco de Assis. Depois deste dia, proliferaram ações em diferentes partes do mundo baseadas neste encontro. A iniciativa da Universidade São Francisco tem como inspiração este acontecimento.

O movimento franciscano desde as suas origens foi capaz de dialogar com o diferente; os frades seguidores de Francisco de Assis, na originalidade de sua essência, ao dizer que os freis estão sempre “in via”, ou seja, a caminho, deviam adaptar-se ao mundo e às pessoas que encontrassem diante de si. A proposta de Francisco já era toda uma quebra de paradigmas ao sugerir que convivessem debaixo do mesmo teto: o camponês, o nobre e o clero. Isso em plena Idade Média, em uma sociedade que delimitava muito bem o lugar social de cada um.

Hoje, mais do que nunca, mergulhados em um mundo de ódio, de intolerância, de extremismos, de ressurgimento de grupos radicais, de proliferação do discurso de ódio, de perseguição ao diferente, de guerras apoiadas por líderes religiosos, em contexto nacional de brigas, fake news, de polarização política, de discurso religioso intolerante; em uma semana decisiva para a história do país, somos mais uma vez convocados a rezar, a pedir, a implorar pela Paz.

Ao preparar estas poucas linhas, ao digitar no site de busca a frase: “Encontro inter-religioso do Papa em Assis” a primeira página que me apareceu tinha como título:” o herético e escandaloso encontro ecumênico em Assis de João Paulo II”; em uma página que se dizia criada para dar formação católica, mas que em suas diversas linhas atacava o Papa, o Concílio Vaticano II, o diálogo inter-religioso, tentando criar e gerar entre os próprios católicos o contrário da proposta que temos aqui nesta noite e que teve São  João Paulo II em Assis. Por isso, meus caros, mais do que nunca, este momento que compartilhamos aqui na Universidade São Francisco, é necessário, atual e indispensável. E por isso, mais uma vez o fazemos e faremos cada ano. Desejo que aproveitemos cada minuto e cada partilha trazida pelos nossos irmãos e irmãs das diferentes religiões aqui presentes” (Frei Alvaci Mendes da Luz – pela Pastoral Universitária).

Realizamos três noites de oração, com duração de 01 hora e meia, sempre às 19h30, nos dias 25, 26 e 27 deste mês de outubro; e contamos com a participação  valiosa e eficiente do Núcleo de Extensão (Next), dos Freis que trabalham na USF: Frei Vitório conduziu a primeira noite, Frei Valdir Nunes a segunda, e Frei Alvaci a terceira noite. Contamos com a presença dos Diretores de campus, Pró-Reitor, professores e alunos e demais convidados. Os líderes religiosos que participaram em todas as noites e trouxeram grandes ensinamentos foram estes: Janaína Assis (Kardecista), Sheikh Rodrigo Jalloul (Islamismo), Pastor Luiz Carlos Ramos (Metodista), Babalorixá Ademilson  Oliveira(Candomblé), Mãe Cláudia Fernandes (Umbanda), Elaine Cássia (Seicho-no-ie),Pastor Leandro Rodrigues (Igreja Evangélica Habitar),  Sheila Rizzo (Espiritismo- Casa do Caminho), Monge Gen Geden ( Budismo), Maria Lúcia Zenobi (Seicho No Iê) e também os músicos Geraldo Coelho da Silva (Trompetista),  Grupo Zé da Gente ( O Amor Camará), Elizabeth Poquiviqui (Igreja Família Debaixo da Graça).

Por este grande momento nossa gratidão a todos e todas, Deus seja louvado! Paz e Bem!


Pastoral Universitária da USF