Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

USF inicia curso de Libras para todos os colaboradores

31/05/2022

Notícias

O Núcleo de Atenção Educacional e Psicológica para Estudantes (NAEPE) da Universidade São Francisco (USF) iniciou no dia 23 de maio, o Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para todos os docentes e colaboradores, no Câmpus de Bragança Paulista, Campinas e Itatiba.

O NAEPE promove ações para a acessibilidade, inclusão e equidade de todos os estudantes. Um de seus projetos, o Integra, visa uma mudança importante no ambiente universitário, com ações que proporcionem, além da inclusão da pessoa com deficiência, a mudança da cultura daqueles que convivem com deficiência, de forma que possam se comportarem, sem preconceito e com recursos acessíveis para que ocorra boa comunicação e uma convivência harmoniosa no ambiente universitário. De encontro com isso, o Curso Básico de Libras foi desenvolvido para todos os colaboradores e professores da Universidade.

Vale destacar que a USF tem em sua comunidade acadêmica colaboradores e estudantes com deficiência auditiva, que também se beneficiam de recursos como: legenda para as aulas, assistentes e LIBRAS como um recurso indispensável para a comunicação no ambiente de trabalho e para o rendimento acadêmico. “A inclusão e o acolhimento fazem parte da missão da Universidade São Francisco, tanto que tivemos uma ótima adesão e uma manifestação muito expressiva de interesse de toda comunidade acadêmica, com a participação de diversos setores da Universidade. Fechamos todas as turmas com pelo menos um representante de cada setor da USF. Isso representa e reforça o nosso comprometimento em promover a inclusão”, ressaltou o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi.

Com a alta procura pelo curso, não só dos colaboradores, mas de toda a comunidade acadêmica, a coordenadora do NAEPE, professora Cássia Aparecida Bighetti, pretende ampliar a oferta da capacitação em LIBRAS em dois momentos. “Primeiro no aprimoramento do Curso para o nível intermediário para aqueles que já frequentaram o Curso Básico, depois, um Curso de Extensão Universitária com 20 horas para os nossos estudantes. Além da abertura de novas turmas para o Curso Básico. Com essas ações, pretendemos ter Libras como sendo a segunda língua na USF” afirma.


Taynara Derbona, pela USF