Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

USF disponibiliza ambiente especializado ao Poder Público de Bragança Paulista em apoio ao combate da pandemia 

18/03/2021

Notícias

Bragança Paulista (SP) – A Universidade São Francisco (USF), considerando o cenário de avanço da pandemia da SARS-CoV-2 na região bragantina e o seu compromisso social, disponibilizará de forma gratuita ao Poder Público, o espaço físico do Laboratório de Habilidades e o Centro de Simulação Realística, do Câmpus Bragança Paulista, com aproximadamente 1.300 m², infraestrutura necessária para os atendimentos ao tratamento de pacientes com COVID-19.

O principal objetivo é auxiliar o sistema de saúde pública nas ações de enfrentamento às demandas sanitárias da pandemia. “Trata-se de uma proposta que surgiu da equipe de profissionais da USF e, após diversas ponderações, a Universidade compreende que o momento é de apoio mútuo e de fortalecimento coletivo da sociedade. Em situações como esta, a missão franciscana da Instituição se faz necessária, principalmente no campo da solidariedade e ajuda humanitária”, afirmou o vice-reitor da USF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa.

O Centro de Simulação Realística foi inaugurado em 2017 e apresenta uma infraestrutura moderna para o desenvolvimento de habilidades práticas e comportamentais para os futuros profissionais da saúde. O espaço permite adaptações  para tornar-se um ambiente hospitalar real, para o enfrentamento de situações de emergência, como a do momento atual. O espaço, devidamente isolado, sob a gestão municipal, será destinado exclusivamente ao tratamento de pacientes com COVID-19 oriundos do sistema de saúde público regional.

Durante este período, as atividades do Laboratório de Habilidades e Centro de Simulação Realística serão remanejadas para outros ambientes da Universidade, garantindo sempre a qualidade do ensino.


Ana Paula Moreira