Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Universidade São Francisco realiza “Semana de Oração pela Paz”

01/11/2019

Notícias

Recordando o “Espírito de Assis”, memorável encontro entre o Papa São João Paulo II e líderes religiosos na Basílica de São Francisco, realizado em 27 de outubro de 1986, a Pastoral Universitária da Universidade São Francisco (USF) realizou de 28 a 31 de outubro a “Semana da Oração pela Paz” em todos os Campus da Universidade. Neste ano, de modo especial, fizemos memória dos 800 anos do encontro entre Francisco de Assis e o Sultão Malik al-Kamil do Egito.

São Boaventura, frade menor e biógrafo de São Francisco, relata no capítulo IX da Legenda Maior que durante a quinta cruzada no ano de 1219, o santo de Assis dirige-se a presença do sultão Al-Malik Al-Kamil. A tentativa era parar a guerra e as cruzadas e indicar que outras “armas” poderiam ser substituídas pelas espadas: o diálogo e paz. Sem a violência de ambos os lados, para Francisco, era possível construir um mundo de paz.

Neste caminho do diálogo e na busca da paz, a USF promove todos os anos, estes momentos de encontro, de reflexão e da cultura do diálogo. Cada líder religioso, pode, a seu modo, transmitir uma mensagem, convidar para a oração e fazer nossos alunos refletirem sobre temas da atualidade.

Neste ano, o pano de fundo das reflexões foi justamente o memorável encontro entre Francisco de Assis e o Sultão do Egito.

Participaram do encontro os seguintes líderes religiosos: Babalorixá Ademilson de Oxossi, da Federação Afro Cultural Grupo Endara de Nazaré Paulista; Babalorixá Bil de Xangô, da Associação Bragantina de Umbanda e Candomblé de Bragança Paulista; Fernando Toledo, da Doutrina Espírita – CEIA; Ivany Peral Rodrigues, Seicho No Ie do Brasil; Janaína Assis, do Centro Espírita Nova Odessa/SP; Leandro dos Santos Liberato, da Igreja Assembléia de Deus Melquizedeque; Loyane Ferreira, da Associação Buda Darma; Marcos Lopes, da Associação Buda Darma; Maria Lúcia da Seicho-No-Ie do Brasil; Monja Budista Kelsang Chime, do Centro Budista Kadampa; Pai Marcello de Oxum, da Umbanda; Pastor Luiz Carlos Ramos, da Igreja Metodista; Pe. José Valério Lopes dos Santos, da Paróquia Ortodoxa de Campinas; Preletor Luciano de Paulo Fermino, da Seicho-No-Ie do Brasil; Samir Musa, da Sociedade Islâmica de Campinas; Sheik Hossein Khaliloo, da Comunidade Islâmica Xiita no Brasil; Sheik Rodrigo Jalloul, do Centro Islâmico Fátima Zahara da Penha/SP; Sheila Rizzo, do Espiritismo Casa do Caminho de Bragança Paulista. 


VEJA IMAGENS DO EVENTO EM TODOS OS CÂMPUS DA USF