Universidade registra crescimento de 141% nos últimos 4 anos
07/04/2014
Resultados demonstram sucesso nas estratégias de reposicionamento de mercado iniciadas a partir de 2010 pela atual gestão; no âmbito acadêmico, avaliações externas reafirmam a qualidade de ensino.
A Universidade São Francisco (USF) cresceu 141% nos últimos quatro anos no número de alunos ingressantes, somando quase 3 mil novos alunos só no último vestibular. Os dados levantados pelo Núcleo de Registro e Controle Acadêmico da instituição mostram que este crescimento permitiu que a USF alcançasse aproximadamente 10 mil alunos matriculados nos seus cursos de graduação.
Para se ter uma ideia, de acordo com o CENSO da Educação Superior 2012, último realizado pelo Ministério da Educação (MEC), a média nacional de crescimento de ingressantes, entre 2010 e 2012, foi de 25,9%. No mesmo período, a USF registrou um aumento de 38,57%. O desempenho da Universidade é ainda mais relevante se considerarmos os últimos dois anos, quando a USF atingiu o índice de 73% de crescimento no número de novos alunos.
O resultado é fruto das profundas mudanças realizadas desde 2010 pela atual gestão que, com apoio da Mantenedora Casa Nossa Senhora da Paz, renovaram a Universidade e aprofundaram sua inserção regional. “Em 2010 assumimos a reitoria com o objetivo de promover um reposicionamento da USF, de forma a mantê-la sustentável no novo cenário do mercado educacional, e ainda garantir a manutenção e melhoria da qualidade acadêmica. Os resultados começaram a ser notados a partir de 2012, com essa evolução extraordinária”, comenta o professor Hector Escobar, Reitor da instituição.
A qualidade dos cursos de graduação é um dos atrativos que a instituição oferece aos vestibulandos. Além de conceitos satisfatórios nas avaliações do MEC, a USF obteve boas pontuações no Guia do Estudante e no Ranking Universitário Folha.
Como universidade, além da graduação, considera-se na avaliação da qualidade a relevância no âmbito da pesquisa, área valorizada e reconhecida dentro da USF. “O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia foi novamente avaliado com conceito 6, em uma escala cuja nota máxima é 7, fato que resultou em um convite para o ingresso no PROEX – Programa de Excelência da CAPES, um reconhecimento à qualidade da USF que beneficiará diretamente nossos alunos, uma vez que receberemos mais recursos para pesquisas”, explica a professora Iara Fernandes, Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Outro ponto que favoreceu o aumento da procura pela instituição foi o alto índice de empregabilidade dos alunos, fomentados por meio de convênios e parcerias do Núcleo de Empregabilidade e Empreendedorismo. “Uma prova da seriedade que temos com a formação de qualidade dos nossos alunos tem sido o reconhecimento por parte do mercado na busca por estagiários e trainees, para ocuparem cargos em grandes empresas, maioritariamente, multinacionais”, completa o Reitor
O compromisso social é parte da qualidade acadêmica. Como instituição confessional, a USF tem como missão de vivenciar o legado deixado pelo seu Patrono São Francisco de Assis, de cuidado e apoio à comunidade local em que está inserida, às quais presta serviços gratuitos de assistência jurídica, assistência multiprofissional de saúde, apoio à formação de professores, cooperação com órgãos oficiais, atividades culturais, entre outras.
“Todos esses são frutos nascidos do carisma franciscano, semeado pelos frades que aqui trabalharam e, gradativamente, foram incorporados pelos colaboradores de todas as áreas e funções. Pode-se afirmar com segurança que, graças ao trabalho pioneiro de constituir a identidade institucional, a missão da USF é hoje conhecida e vivenciada em toda a comunidade universitária, imprimindo um caráter próprio à sua tarefa educativa”, enfatiza o Reitor.
Os frades da Província da Imaculada Conceição do Brasil estão presentes na Universidade desde 1976, quando assumiram o Instituto de Ensino Superior da Região Bragantina.