Uma Jornada Franciscana cheia de simbolismos para marcar a 40ª edição
22/09/2023
São Paulo (SP) – Todo ano, a Família Franciscana do Brasil, através do seu Regional de São Paulo, reserva uma data para se encontrar. Neste domingo (24/09), os franciscanos e franciscanas voltam a se reunir para celebrar em fraternidade com a proximidade das festividades do Pai Seráfico São Francisco de Assis.
Trata-se de um momento de reflexão e confraternização de religiosas e religiosos de todas as Ordens e Congregações que seguem o carisma franciscano, além de reunir um grande número de leigos e leigas da Ordem Franciscana Secular, da Juventude Franciscana (Jufra) e de todos os simpatizantes de São Francisco de Assis e Santa Clara.
Neste domingo, 25 de setembro, todo mundo está convidado para esta grande festa da Família Franciscana no CONSA (Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida), da Congregação das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt, na Av. Juriti, 368, Vila Uberabinha, na capital paulista.
O encontro começa às 8h30 com a acolhida dos participantes e, em seguida, tem início o evento com a abertura e o Momento de Ecoespiritualidade. Na sequência a reflexão sobre os Centenários Franciscanos da Ordem e as Aldeias Franciscanas, que abordarão os seguintes temas: “Greccio é aqui – Confecção de Presépios; Fraternidade e Amizade Social e Regra Franciscana; Animação Vocacional; Perfil do Educador Franciscano; JPIC – Engajamento Socioambiental e “Não havia lugar para eles – Pastoral da Moradia.
Das 12h30 às 14h, será o momento de alimentar o irmão corpo. Para isso, os organizadores pedem que todos tragam o seu Kit Natureza para partilhar.
Às 14h30, um Momento Celebrativo dos 50 anos da Jufra em São Paulo e a Jornada termina com a Celebração Eucarística, às 15 horas, presidida por Dom Carlos Silva, OFMCap, Bispo Auxiliar de São Paulo para a Região Episcopal Brasilândia.
A primeira Jornada Franciscana realizou-se por ocasião do 8º Centenário do Nascimento de São Francisco de Assis. São 40 anos de encontros e reflexão, com a interrupção de dois anos durante a pandemia, sobre a presença Franciscana em São Paulo.