Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Um Reino construído com suor e espírito

14/11/2014

Notícias

Frei Gustavo Medella

Na matemática das grandes conquistas, 20% de inspiração e 80% de transpiração. Os talentos recebidos pelos empregados é a confiança que o senhor deposita neles. Cada um recebe de acordo com a capacidade que possui para “transpirar”. Os talentos são o ponto de partida, marcam o início da missão. Entregá-los é iniciativa do senhor. A partir de agora, fazê-los render e produzir bons frutos é responsabilidade daqueles com quem o senhor decidiu contar. Poderia escolher outros, mas decidiu por aqueles três, a quem entregou cinco, dois e um talento.

Simbolicamente, o talento é a vida de cada ser humano. Ninguém é dono da própria vida, afinal nunca conheci alguém que tivesse pedido para nascer. Aos olhos da fé, a vida é um chamado de Deus, é um dom confiado pelo Pai. Trabalhar para desenvolver este dom é tarefa pessoal e intransferível de cada pessoa. Agir com responsabilidade e critério, suar a camisa de fato como gesto de gratidão e reconhecimento a Deus é caminho seguro para a realização plena do ser humano, ainda que venham dificuldades.

Reconhecer-se agraciado e trabalhar para repartir e difundir a graça é a estrada percorrida por aqueles que sentem no coração o desejo profundo de servir a Deus e veem realizada na própria vida a profecia do Salmo 128: “Feliz és tu, se temes o Senhor e trilha os seus caminhos. Do trabalho de tuas mãos irá viver, serás feliz, tudo irá bem”.