Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Um belo dia de sol para Santo Antônio do Valongo

13/06/2015

Notícias

Santos (SP) – A frente fria que chegou a Santos na sexta-feira não demorou muito para ir embora. O Dia do Santo Padroeiro do Valongo, Santo Antônio, amanheceu com céu azul e convidando o povo para celebrar na sua casa, que festeja 375 anos de fundação.

A primeira Missa, às 7 horas, foi presidida por Frei Hipólito Martendal, que abordou o tema da Trezena deste ano: “O Santo do Serviço”. Ele enfatizou o pedido do Papa Francisco para sermos uma “Igreja em saída” para testemunhar a alegria do evangelho, da vida em Jesus Cristo. Como diz o Papa: “Não quero uma Igreja preocupada com ser o centro”.

bolo“O que é ‘Igreja em saída’? Muitos pensam que é só ser missionário lá na Amazônia. Não é nada disso. É sair do meu eu, do meu egoísmo, e ir ao encontro dos irmãos, seja aqui, seja na África, seja na Amazônia”, explicou, enfatizando que egoísmo não combina com vida cristã, egoísmo não combina com solidariedade.

Segundo o celebrante, Santo Antônio mostrou isso com a sua vida. “Deus reservou para ele uma vida missionária na Itália”, disse.

Nesta primeira Missa foi abençoado o bolo de Santo Antônio, os pães que serão distribuídos durante todo o dia e os lírios de Santo Antônio.

estevao

O Vigário Provincial Frei Estêvão Ottenbreit

O milagre do pãozinho de Santo Antônio – É assim em todos as festas de Santo Antônio. Não faltam pães para serem abençoados e distribuídos. Alguns fiéis comem o pãozinho ali mesmo e outros levam para casa e guardam nas latas de mantimentos.

Segundo alguns estudiosos, essa tradição teve início graças a um milagre realizado por Santo Antônio quando ainda era vivo e distribuiu aos pobres todo o pão do convento onde morava. Questionado sobre o que seria servido aos freis, mandou que verificassem melhor o cesto de pães, que se encontrava novamente cheio.

A Festa de Santo Antônio, que marca os 375 anos do Santuário, vai continuar até o dia 20. Em frente ao Santuário foi montada uma “praça de alimentação”, onde os fiéis devotos podem encontrar, entre outros quitutes, salgados, doces, churrasco, caldos e bolo de Santo Antônio.

Frei Rozântimo Costa celebrou a Missa das 8 horas. Já  Missa das 10 horas foi celebrada por  Padre José Paulo, natural da Índia, onde foi ordenado em 28 de dezembro de 1989. A princípio, Padre José Paulo queria ser missionário na África do Sul, mas os caminhos de Deus o trouxeram para o Brasil, chegando na Diocese de Santos em outubro de 92.
Em 2000, tornou-se pároco da Catedral de Santos, onde fundou a Casa de Acolhida Nossa Senhora do Rosário em parceria com a Missão Belém, e criou a Igreja Santa Bakhita.

O povo poderá participar ainda das Missas das 12h00, 14h00, 16h00, 18h00 (procissão) e 19h00 (Missa campal).