TV Sudoeste-PR entra em definitivo na era digital
16/12/2015
A TV Sudoeste, emissora da Fundação Cultura Celinauta, ingressa hoje (16/12) no mundo da TV Digital, no qual deverão migrar todas as emissoras do país. A emissora, dirigida pela Província Franciscana da Imaculada Conceição, presta um relevante serviço no âmbito da comunicação social nos municípios do Sudoeste do Paraná. Afiliada à RedeTV, a emissora está investindo R$ 4 milhões para ingressar na era digital. “Os investimentos em equipamentos de última geração lançam a TV Sudoeste no grupo de elite da televisão brasileira”, afirma o diretor da Rede Celinauta, Frei Neuri Reinisch.
Segundo ele, a TV digital é uma nova forma de fazer televisão, com maior interatividade e qualidade superior do sinal que o telespectador vai receber em casa. “Para nós, da Fundação Cultural Celinauta, o momento da inauguração é histórico, fruto de grandes investimentos em tecnologia e capacitação de nossos profissionais”. Na visão de Frei Neuri, a televisão brasileira passa por um processo de regionalização, onde os canais locais terão participação cada vez maior no mercado de audiência. “Nossa abordagem diária é valorizar a vida, resgatando os valores franciscanos deixados como legado por nosso maior líder, São Francisco de Assis”.
Com sua grade de programação, as emissoras visam construir os alicerces de um mundo melhor, mais fraterno e humano. Os meios de comunicação são fundamentais neste processo, na visão do franciscano. A emissora se propõe a entrar nas casas das pessoas com um jornalismo comunitário, apresentando o fatual, mas sempre permitindo que o receptor da mensagem possa concluir as repercussões do ocorrido na sua vida pessoal e comunitária.
A nova fase exigiu muito esforço. Nos bastidores, uma equipe multiprofissional ainda trabalha para dar um novo visual à plástica da programação da emissora, que, a partir de agora, com um novo lema, uma nova proposta: “TV Sudoeste, a TV da nossa casa!” A estrutura física nos estúdios também passa por ampla reforma para adaptar-se à nova tecnologia. “Queremos que a TV Sudoeste chegue aos lares com a melhor programação da televisão regional, com jornalismo de credibilidade e entretenimento para ajudar a construir um mundo melhor, dentro dos ideais franciscanos”, concluiu Frei Neuri.
Frei Nelson Rabelo, vice-presidente da Fundação Cultural Celinauta, mantenedora da TV Sudoeste, lembra que a emissora entra numa fase que representa um grande avanço. “Quando o nosso canal entrou no ar, 1987, fazer televisão era quase um artesanato, com maquinário bastante primitivo. Não havia as benesses da informática, cuja vinda trouxe um avanço significativo na produção e jornalismo”. Com o advento da digitalização na produção, aliada ao sistema HD na transmissão, os lares da região receberão qualidade excepcional de imagem, um direito da população de ter acesso ao melhor que há em comunicação. “Nossa preocupação é veicular, com qualidade de imagem, os valores próprios do Evangelho, na visão de São Francisco de Assis”, acentua Frei Nelson.
Por Roberto Ivan Rossatti, especial para este site